Estudo do Meio: PETAR – 8º ano

Em junho de 2016 os alunos do 8º ano do Colégio Santo Agostinho vivenciaram um roteiro novo de Estudo do Meio longo: a visita ao PETAR.

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR – localiza-se ao sudoeste do Estado de São Paulo, quase divisa com o Paraná, na região do Vale do Ribeira, área rica em diversidade geológica e histórica, porém uma das mais carentes de nosso país em termos socioeconômicos.

Ao longo dos últimos anos, o CSA privilegia atividades pedagógicas que envolvam experiências práticas e que requeiram de nossos educandos um conjunto de habilidades mentais que regulem suas atitudes e pensamentos, a partir da concretização das ações planejadas pelos educadores. Temos, então, a realização do movimento dialético em nossa instituição: a prática nutre, reformula e enriquece a teoria e esta, por sua vez, engendra novas práticas.

São atividades que envolvem outro universo de instrução, em espaços cuidadosamente selecionados pela equipe pedagógica, fora da esfera escolar. Para um evento desse porte, normalmente mobilizam-se três momentos interligados: primeiro a preparação dos alunos – que são instigados a resgatar fatos e conceitos previamente abordados -, em seguida o trabalho de campo propriamente, com sua programação de atividades direcionadas, e por fim a conclusão, realizada por meio da sistematização da vivência e das discussões feitas com colegas, professoras e monitores.

Para quem vive em uma região metropolitana como São Paulo, viajar para o PETAR é uma revelação. Revelação de fatos que os livros e as aulas não trazem: a absoluta surpresa de se deparar com a ação do tempo geológico na Terra! Trata-se de um ambiente tão novo para muitos, que mobilizar algumas funções torna-se primordial para nosso cotidiano: é preciso monitorar emoções e ações, planejar o trabalho, priorizar o tempo, flexibilizar convicções em prol da equipe, analisar as situações para tomada de decisões e resolução de problemas.

Ao retornarmos, novamente com o auxílio do Moodle, os alunos terão a missão de pesquisar temas pré-estabelecidos e utilizarão o repertório trazido da viagem, para que posteriormente desenvolvam um vídeo sobre a saída.

A aquisição do conhecimento deixa de ser uma relação meramente passiva e o aluno se torna o protagonista do processo de aprender. Assim, o estudo do meio proporciona ao estudante do CSA a oportunidade de construir o próprio conhecimento.

Andréa Gabriela, Adriana Pelegrino, Fátima Blasi, Maria Rita Vieira e Paulo Sérgio, professores de Produção Informatizada, Inglês, Geografia e História