Estudo do Meio: Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR – 8º ano

“Esqueça o colégio entre quatro muros”
(Marjo Kyllönen, secretária de Educação em Helsinque, Finlândia)

E Marjo continua… “A escola pode ser o parque, a biblioteca, a rua”. Para os os alunos do 8º ano do Colégio Santo Agostinho, a sala de aula entre os dias 28 e 30 de junho foi o PETAR.

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira localiza-se ao sudoeste do Estado de São Paulo, quase divisa com o Paraná, na região do Vale do Ribeira, área rica em diversidade geológica e histórica, porém uma das mais carentes de nosso país em termos socioeconômicos.

Ao longo dos últimos anos, o CSA privilegia atividades pedagógicas que envolvam experiências práticas e que requeiram de nossos educandos um conjunto de habilidades mentais que regulem suas atitudes e pensamentos, a partir da concretização das ações planejadas pelos educadores. Temos, então, a realização do movimento dialético em nossa instituição: a prática nutre, reformula e enriquece a teoria e esta, por sua vez, engendra novas práticas.

Para quem vive em uma região metropolitana como São Paulo, viajar para o PETAR é uma revelação. Revelação de fatos que os livros e as aulas não trazem: a absoluta surpresa ao se deparar com a ação do tempo geológico na Terra! Trata-se de um ambiente tão novo para muitos, que mobilizar algumas funções torna-se primordial para nosso cotidiano: é preciso monitorar emoções e ações, planejar o trabalho, priorizar o tempo, flexibilizar convicções em prol da equipe, analisar as situações para tomada de decisões e resolução de problemas.

Em um mundo tão multidisciplinar, multifacetado e complexo como o atual, em que os desafios técnicos e intelectuais ganham vigor a cada dia, a capacidade de refletir, “juntar as peças” e, a partir daí inovar é o que está na ordem do dia.

O estudo do meio também proporciona a análise de determinados fenômenos que solicitam um olhar interdisciplinar para que possam ser compreendidos. Nesse sentido, disciplinas que na escola não costumam “dialogar” com frequência, nessas saídas complementam-se para dar um sentido mais profundo a tudo que é observado.

Ao retornarmos, com o auxílio do Moodle, os alunos ainda terão a missão de pesquisar temas preestabelecidos e utilizarão o repertório trazido da viagem, para que posteriormente desenvolvam um vídeo sobre o estudo.

Andréa Gabriela, Adriana Pelegrino, Lilian Luchesi, Maria Rita Vieira e Paulo Sérgio,
professores de Produção Informatizada, Inglês, Ciências, História e Geografia