Estudo do Meio – Paraty – 7° ano.

Os Estudos do Meio longos têm como objetivos, dentre outros, criar oportunidade para que os estudantes explorem espaços diferenciados, observem seu entorno e composição, colham dados, levantem hipóteses, estabeleçam e registrem possíveis inferências.

A observação direta in loco e as experiências práticas são a base para a complementação e solidez dos conceitos, que começam a ser construídos na sala de aula e se concretizam com a experimentação.

Trata-se de uma estratégia de ensino e aprendizagem das mais estimulantes, pois permite a realização de uma relação ativa que contribui para aprendizagens integradoras da realidade, para a iniciação ao método de pesquisa e para a socialização, além de incentivar o trabalho em equipe e desenvolver a autonomia dos alunos.

O roteiro da viagem do 7°ano incluiu visitas às Ruínas da Lagoinha, ao Quilombo do Campinho, ao Centro Histórico de Paraty e ao Saco do Mamanguá. Tendo como referência conteúdos previamente abordados em aula com os professores e a partir da observação de diferentes paisagens e realidades sociais, foi possível realizar um trabalho interdisciplinar, articulando teoria e prática por meio da aplicação dos saberes ao trabalho de campo.

Fabíola Albuquerque, Maria Rita Vieira, Adriana Pellegrino e Paulo Sérgio,
professores de Ciências, Geografia, História e Inglês.