Em debate o gênero textual debate – 9º ano

Em meio a tantos debates políticos, embates de toda ordem por conta de opiniões divergentes nas ruas, na mídia, nas redes sociais, os alunos do 9O ano sentiram na pele como é o debate de ideias regrado.

Mais que um gênero textual oral, o debate é talvez a forma mais efetiva de aprender, visto que obrigatoriamente pressupõe o diálogo, antes de tudo saber ouvir para poder falar e, claro, liberdade para manifestar-se – só possível em um ambiente democrático. Foi com tais premissas que os alunos do 9º ano construíram cada turma seu debate em pouco mais de 4 aulas.

Tudo foi decidido pelo voto aberto e a maioria absoluta determinou os temas, as regras, os tempos de exposição, réplicas e tréplicas, as quantidades de cada debatedor falar ou contrapor-se, advertências para manifestações indevidas, tudo em uma aula, cada turma com seu modelo. 9º A e C decidiram por um debate sobre drogas, enquanto 9º B escolheu questões de gênero.

É importante salientar quanto se pode aprender através do diálogo além da cabal oportunidade de os próprios alunos construírem seu conhecimento por si. Afinal para cada debate, pesquisas sobre o assunto a ser debatido foram realizadas, a partir das quais seleção de informações e construção do próprio pensamento obviamente ocorreram. Sem dúvida, professor e alunos aprendem-ensinam dialeticamente no debate.

O gênero debate e sua relevância no ensino

 “O objetivo de um debate é sempre uma questão social controversa para a qual soluções diversas são previstas; o debate pode, então, ser concebido, idealmente, como um instrumento de construção coletiva de uma solução; tendo posições diferentes em relação à questão colocada, porém não necessariamente contraditórias, cada participante do debate pressupõe nos outros – participantes ou ouvintes – a faculdade da razão e a vontade de encontrar, através do raciocínio, uma solução coletivamente aceitável para a questão; isso significa que cada um está pronto para colocar em jogo sua posição que, nesse momento, evolui, forçosamente, na discussão; o debate propriamente dito é constituído pelo conjunto das intervenções – cada uma delas fornece esclarecimento à questão controversa; o debate aparece, assim, como a construção conjunta de uma resposta complexa à questão, como instrumento de reflexão que permite a cada debatedor (e a cada ouvinte) precisar e modificar sua posição inicial; essa modificação é realizada, essencialmente, pela escuta, pela consideração e pela integração do discurso do outro; cada argumento, cada exemplo, o sentido de cada palavra transforma-se, continuamente, pelo fato de serem confrontados aos dos outros debatedores, pelo fato de cada um está, continuamente, situando-se em relação a outras intervenções. “(SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. “Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino”. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2011, p. 71)