Escuta só… o que é? O que é?: adivinhas de brincar
GOMES, Lenice, BELLINGHAUSEN, Ingrid – Editora Cortez
Quem nunca brincou com adivinhas. Pode começar agora, É só abrir este delicioso livro e, com muita poesia e graça, perguntar o que é? o que é?
Conto – Adivinhas
Estrelas são pipocas: e outras descobertas
DANTAS, Goimar – Editora Cortez
Estrelas são pipocas que caem no chão do céu! E o sol? Ora, o Sol é um quindim que está assando no céu há milhões de anos! E o fogo, o que será? Pois essa é fácil de adivinhar – fogo é cuspe de dragão, aquele animal grandão que vive em contos de fadas, lenda e história encantada!
Estas e outras divertidas e curiosas revelações poéticas neste livro propiciam uma viagem pelas coisas bonitas do Universo, esse lugar feito pra caber verso, gente, planta, patinete, sorvete, beijo, chiclete, brinquedo, pastel de queijo e bichinho de estimação!
Poesia
CASÉ, Regina – Editora WMF Martins Fontes
A favela é uma árvore nativa do país, encontrada na Caatinga, bioma que ocupa 12% do território brasileiro e se concentra na região Nordeste. Árvore que, como o pau-brasil, tem seu nome enraizado na história do Brasil. Nesta obra, o leitor poderá saber por que o nome dessa árvore passou a identificar os conjuntos de moradias presentes nas grandes cidades brasileiras.
Meio ambiente
HOLANDA, Arlene – Editora Nova Alexandria
A fantástica saga do cordel, da Europa ao sertão nordestino, onde se desenvolveu e ganhou identidade própria. Os pequenos leitores poderão descobrir, com o menino Gabriel, este mundo encantado, povoado de aventura e magia.
Literatura de cordel
BRITO, Alexandre – Editora Projeto
Nesta obra, Alexandre Brito criou divertidos e intrigantes museus, e Graça Lima procurou dar a cada um formas e cores especiais. Ao mesmo tempo em que brinca com a ideia de museus tão estapafúrdios, o autor o faz de um modo muito sério, com uma linguagem que busca ser bastante requintada, apostando na inteligência e na curiosidade do leitor.
Conto
MORAIS, Marta Bouissou – Editora Dimensão
Os animais que vivem perto e longe de todos nós, a biodiversidade brasileira, suas inter-relações e o delicado equilíbrio dos ecossistemas que precisamos aprender a preservar desde a infância.
Meio ambiente – Ecossistema – Biodiversidade
BRAZ, Julio Emílio – Editora Paulinas
Você tem medo? De que você tem medo? Por quê? Essas perguntas zanzavam pela minha cabeça, quando li a lenda do sapo e do poço pela primeira vez, e adaptá-la foi a maneira que encontrei para que outros, não importa a idade que tenham, façam as mesmas perguntas a si próprios.
Acredito que saber o que se teme é o primeiro passo para enfrentar tais temores e outros tantos que surgirão em nosso caminho ao longo da vida. Talvez o maior deles, aquele que assombra quase todos nós, seja o medo do desconhecido. Quem sabe também o único modo de enfrentá-lo seja exatamente indo ao encontro dele, tornando-o conhecido.
Lenda – Medos
PARR, Todd – Editora Panda Books
Algumas vezes, as coisas simples passam despercebidas no dia a dia, mas são elas que fazem o verdadeiro sentido da vida. Você pode ser grato pela possibilidade de viajar nas férias, por poder contar com os amigos, pelo carinho dos seus bichos de estimação e até mesmo pela cueca que serve direitinho na sua cabeça. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres e abrangentes do ser humano.
Em O livro da gratidão, Todd Parr nos faz pensar sobre os pequenos detalhes pelos quais devemos ser grato, com desenhos bem coloridos, altas doses de sensibilidade e muito bom humor.
Conto
Mamão, melancia, tecido e poesia
SOMBRA, Fábio – Editora Moderna
Quem não gosta de decifrar uma boa adivinha? Ainda mais se ela nos for apresentada em forma de versos divertidos e bem rimados. Pois foi pensando nisso que surgiu esta série.
Este livro é sobre as frutas tropicais. São dezesseis frutas que encontramos no nosso e em outros países de clima tropical.
E você? Será que consegue adivinhar quais são elas?
Rimas – Adivinhas – Poesia
Detetive Intrínculis: e o roubo da Mona Lisa
DEPINO, Amaicha, BAREDES, Carla – Editora Panda Books
Um mistério está no ar. Quem roubou o famoso quadroMona Lisa da mansão dos Fortunis? O detetive Intrínculis e seu neto investigam o paradeiro de uma das maiores obras de arte de Leonardo da Vinci. Para isso eles precisarão usar todos os métodos necessários para chegar aos suspeitos. Tecnologia e lógica estão a favor do nosso investigador.
Com a história em quadrinhos Detetive Intrínculis e o roubo da Mona Lisa, acompanhe o desfecho desse caso e conheça as técnicas de investigação mais utilizadas no mundo, não perdendo em nada para qualquer CSI. Como encontrar e identificar impressões digitais? Como nomear e investigar suspeitos? Como descobrir se uma pintura é falsa? Essas e outras questões são explicadas de forma clara, ajudando não só a entender a investigação deste, mas de outros conhecidos casos dos livros e do cinema.
Romance policial – Mistério
GRIMM, Irmãos, MACHADO, Ana Maria (Trad.) – Editora Salamandra
Contos de Grimm é o nome dado para as histórias recolhidas do folclore alemão, no século XIX, pelos irmãos Jacob Ludwig Carl e Wilhelm Carl Grimm, mais popularmente conhecidos como Irmãos Grimm. Criadas pela imaginação popular e depois publicadas na forma impressa, elas atravessaram gerações e continentes, e continuam até hoje a encantar crianças e adultos.
Neste volume, clássicos como Branca de Neve, O Rei Barba-de-Tordo, além de muitas outras histórias emocionantes.
Contos de fadas
NERY, Alfredina, ATIÉ, Lourdes – Editora Moderna
Duas educadoras, Alfredina Nery e Lourdes Atié, resolveram recuperar suas melhores lembranças sobre os contos de fadas e transformar o prazer que gerou este mergulho em um almanaque para crianças.
O resultado foi este livro cheio de deliciosas descobertas para que a história continue com cada um dos leitores fazendo seu próprio caminho. E para quem acha que contos de fadas são só aquelas histórias de antigamente e que todo mundo conhece, vai se surpreender com tantas curiosidades!
Contos de fadas – História
Ana pijama no país do pensamento
DUARTE, Jô – Editora Ática
Ana Pijama não gosta muito de dormir – prefere passar o tempo brincando. Mas quem disse que a mãe deixa? Uma noite, deitada e sem sono, ela tenta contar carneirinhos e os carneirinhos se transformam em sorvete. Assim, Ana Pijama descobre o poder de sua imaginação e passa a ir cedinho para a cama para brincar com o pensamento.
Com vontade de viajar, Ana imagina um cavalo alado. Ela o batiza de Tropeço, e os dois saem voando. Ana Pijama resolve criar o País do Pensamento, com um lago de milk-shake de morango, areias de paçoca, grama azul, árvores de couve-flor. Ao voltar ao País do Pensamento, Ana Pijama conhece Outra Ana, uma menina igualzinha a ela, responsável por todas as suas boas ideias.
Contrariada, a menina aprende que não manda tanto em seu próprio pensamento quanto acreditava. Ana Pijama ouve da Outra Ana sobre a Dama dos Maus Conselhos, que prende o lado bom das pessoas na Masmorra do Se Deu Mal, Bem-Feito, e só dá ideia errada. A partir daí, as duas meninas vivem muitas aventuras no País do Pensamento – com a desastrada e divertida participação do cavalo Tropeço, como não poderia deixar de ser.
Ficção – Conto – Humor
Solange Braga – Bibliotecária