Sabemos, segundo Piaget, o quanto é significativa a relação entre os processos motores e o aprendizado cognitivo, bem como a possibilidade de interação entre os dois.
Neste sentido, buscamos aliar as aulas de Educação Física e Matemática, trazendo desafios para os alunos do 1º ano em diferentes brincadeiras, ampliando as habilidades motoras e os processos cognitivos.
Durante as brincadeiras ocorre toda uma movimentação com o corpo, que está ligada à percepção e à cognição. A cada nova etapa do brincar, o aluno precisa reorganizar suas ideias e colocar em prática habilidades conquistadas, o que promove a construção do pensamento.
Promovemos a autonomia dos alunos ao participarem ativamente do Desafio da Centopeia, pois elaboraram o próprio conhecimento, de acordo com os desafios que iam sendo solicitados, desenvolveram o esquema corporal, relações de espaço, exploração da forma circular, contagem de pontos e comparações entre os resultados das equipes.
O trabalho em equipe, valor agostiniano sempre destacado em nossas aulas, favoreceu a organização e execução de toda a atividade proposta!
Inara Santos, Monica Abdou, Regiane Marabello e Thamiris Paiva
Professoras do 1º ano