CURSOS OPCIONAIS

ESPORTIVOS

O Colégio Santo Agostinho oferece aos alunos a oportunidade de aprender e praticar o Badminton, que é uma modalidade olímpica desde a Olímpiada de Barcelona em 1.992.
É o segundo esporte mais praticado no mundo. Segundo a WBF (World Badminton Federation) existe cerca de 2,5 bilhões de praticantes.
Jogado com uma raquete e uma peteca, proporciona muita satisfação as pessoas, pois o material é muito leve e o esporte é de extrema facilidade em seu aprendizado, e homens e mulheres podem jogar entre si, bem como crianças e adultos.
Como atividade física de recreativa é praticada em qualquer ambiente, mas em competições é obrigatório ser disputado em local fechado.
Regras Básicas

  • É disputado em melhor de três games de 21 pontos cada;
  • Categorias: simples masculina e feminina, duplas masculinas, femininas e mistas;
  • Não vantagem, ou seja, cada erro é ponto do adversário e o saque;
  • O saque é executado em diagonal abaixo da linha da cintura;
  • A quadra mede 13,40 x 6,10 com uma rede ao centro, na altura de 1,55.

Horários

DIA HORÁRIO ANO/SÉRIE
2ª e 4ª 14h40 – 15h30 9º ao EM (M/F)

Valor

Basquetebol 9x R$ 102,00

As aulas de futsal visam, de forma pedagógica, a integração dos alunos, despertar o gosto pelo esporte, o intercâmbio com outras escolas e o desenvolvimento físico e motor. As aulas são adequadas conforme o ano, a idade e o estágio motor em que os alunos se encontram, tornando assim as atividades mais motivantes e prazerosas. Os bons resultados em competições internas e externas vêm instigando cada vez mais nossos alunos a praticar a modalidade, pois, em situações de competição, o aluno aprende a lidar com emoções distintas como euforia, insegurança, medo, frustração, alegria, determinação e, sobretudo a vontade de vencer. No mundo extremamente competitivo em que vivemos, o esporte de competição ajuda a preparar nossos alunos para as adversidades que terão que enfrentar ao longo da vida.
Aspectos abordados nas aulas:

  • Equilíbrio (estático, dinâmico e recuperado)
  • Qualidades físicas (força, flexibilidade, lateralidade e outras)
  • Capacidades físicas (velocidade, resistência e outras)
  • Coordenação motora global (espacial, temporal, viso-motora)
  • Estimulação dos aspectos sensoriais (ação e reação nas atividades de controle muscular)
  • Espírito de equipe e cooperativismo (socialização)
  • Disciplina (o respeito às regras e aos companheiros)
  • Domínio corporal (suas potencialidades e possibilidades)

A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Pode ser iniciada em média aos cinco, seis anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto.
A Ginástica Rítmica além de desenvolver graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões corporais pessoais, possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem e trabalha elementos corporais como:

  • flexibilidade
  • força
  • equilíbrio
  • coordenação motora
  • agilidade

A modalidade está disponível para as alunas a partir do infantil 4.

O Handebol se encontra em primeiro lugar quando falamos em prática nas escolas do Brasil (presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manuel Luiz Oliveira.), entretanto, este mesmo esporte não é trabalhado nas escolas como modalidades esportivas e sim como atividades lúdicas.

Aqui no Santo Agostinho, temos o compromisso de trabalhar o handebol como uma modalidade esportiva de fato. Os fundamentos deste esporte são tidos como um dos mais complexos dentro dos esportes e por este motivo treinamos todas as semanas com o objetivo de aprimorarmos cada vez mais a modalidade. Atividades lúdicas e exercícios específicos do “HAND”, também fazem parte do nosso treinamento.

Objetivos gerais do judô:
  • Desenvolvimento corporal harmônico;
  • Aquisição do controle corporal;
  • Desenvolvimento da habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
  • Aquisição de novas amizades.
Objetivos específicos:
  1. Referente a esquema corporal:
    1. Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo e movimentos que o afetam como uma totalidade;
    2. Realizar movimentos independentes e interdependentes com os diversos seguimentos do corpo;
    3. Definir sua dominância lateral.
  2. Referente a orientação espaço temporal:
    1. Identificar e efetuar movimentos discriminando as diferentes velocidades e trajetória no deslocamento do corpo;
    2. Orientar-se em relação ao espaço, direção e dimensão.
  3. Referente as qualidades físicas básicas:
    1. Estruturar movimento que requer coordenação geral e seletiva;
    2. Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade.
    3. Adquirir controle progressivo do movimento.
  4. Referente a recreação e formação da cidadania:
    1. Identificar atitudes agressivas e canaliza-Ias de forma produtiva;
    2. Incentivo e disciplina;
    3. Desenvolvimento da noção de convivência e do espírito de equipe;
    4. Motivação e superação de dificuldades.

Aula de funcional com foco nos PAIS E ALUNOS do 9° ano ao EM do CSA.

Aula com base nos pilares do treinamento funcional ( força, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade), duas vezes por semana com duração de 50 minutos.

O treinamento funcional se caracteriza por ser um treino dinâmico, onde trabalha diversas capacidades e grupos musculares no mesmo exercício e com grande foco na musculatura do CORE. O core é a musculatura mais profunda do abdômen, ela é responsável pela estabilização de todo a estrutura óssea do corpo.

A aula será realizada em formato de circuito.

A importância do xadrez

O jogo de xadrez foi uma das inovações que o Colégio Santo Agostinho trouxe em 2007. O xadrez será mais uma ferramenta que utilizaremos para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos.

O que nos anima a oferecer mais este curso opcional é, em primeiro lugar, que as crianças e os adolescentes descubram os desafios existentes neste fascinante jogo e que brincando desenvolvam competências. Com o jogar xadrez, por exemplo, as crianças aprendem a interagir em um contexto de regras, de limites espaciais e temporais e serem responsáveis por suas ações e conseqüências com todas as implicações sociais, afetivas e cognitivas daí decorrentes.

O xadrez é um recurso que poderá auxiliar o processo de desenvolvimento da personalidade e de formas de pensar.
No tocante a personalidade, o xadrez poderá facilitar o crescimento da autonomia, da autoestima, da autoconsciência, do autocontrole e da tenacidade.

Quanto às formas de pensar, o xadrez poderá acelerar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois o aluno aprende a trabalhar com hipóteses, como também, demandará que exercite sua capacidade de analisar, argumentar, inferir, antecipar, decidir, memorizar, imaginar e criar. Além disso, o “jogo dos reis” vai requerer dos jovens aprendizes a concentração, a atenção e a paciência.

Diante disso, este jogo milenar será mais um instrumento que utilizaremos para atingir nossos objetivos de educar na atualidade em comunhão com os ideais agostinianos.

ARTÍSTICOS

“Deveríamos considerar perdido cada dia em que não tenhamos dançado pelo menos uma vez.”
Friederich Nietzsche

A dança é a mais antiga das artes criadas pelo homem e, por ser uma arte viva, sua história tomou muitas direções resultando em diferentes técnicas e formas de expressão artística. Uma das mais antigas modalidades da dança, o Ballet Clássico nasceu na Itália, em pleno Renascimento e logo depois, esta arte também floresceu na França com os espetáculos, as obras e os intérpretes que a técnica da dança acadêmica desenvolveu ao longo dos séculos, tornando-se uma arte imortal.

A dança é importante na vida do aluno em formação, não apenas pela técnica aprendida, mas pelos benefícios que aparecem paralelamente como:

  • Encoraja a disciplina física, o controle e conhecimento do próprio corpo (consciência corporal);
  • Propicia uma boa postura e habilidade corporal;
  • Inspira um senso de confiança física e mental;
  • Desenvolve a sociabilidade;
  • Permite a relação entre emoção, música e movimento;
  • Promove o conhecimento e gosto pelas outras linguagens artísticas;
  • Desenvolve a capacidade criativa.
“Dançar é tão importante para uma criança quanto falar, contar ou aprender Geografia. O lugar da dança é em casa, na rua, na vida”.
(Maurice Berjar)

Alunos de 6º ao 9º ano

Os cursos e grupos de Teatro do Colégio Santo Agostinho tem como objetivo principal incentivar a cultura artística em nossos alunos. Além disso, a prática teatral leva o educando a uma melhor interpretação de texto e gosto pela leitura, assim como a uma desenvoltura corporal e vocal. Os alunos que se interessam por esta arte demonstram maior disposição para ampliar seus conhecimentos culturais e artísticos.

Antecipe a sua inscrição, vagas limitadas.

Ensino Médio

Grupo teen de Teatro Santo Agostinho

(Grupo de Teatro do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho)

Os cursos de Teatro do Colégio Santo Agostinho têm como objetivo principal incentivar a cultura artística em nossos alunos. Além disso, a prática teatral leva o educando a uma melhor interpretação de texto, gosto pela leitura, melhor desempenho na comunicação e formas de expressão trabalhando a timidez e a introspecção, assim como a uma desenvoltura corporal e vocal. Os alunos que se interessam por esta arte demonstram maior disposição para ampliar seus conhecimentos culturais e artísticos.
A prática teatral possibilitar ao aluno expressar seus talentos e competências, bem como a oportunidade de exercer influência pessoal para a construção de uma sociedade mais consciente dos princípios da ética, do amor, do respeito ao próximo, da cidadania, da liberdade com responsabilidade, resgatando assim o Teatro Estudantil, como celeiro do despertar do interesse cultural de todos os jovens envolvidos no processo.
Desenvolve-se com os alunos/atores um trabalho que alia permanentemente a pesquisa dos fundamentos da linguagem teatral à sedimentação do talento dramático de seus participantes com total incentivo ao exercício da criatividade.
Os cursos consistem na orientação prática de todas as áreas que envolvem as artes cênicas: Dramatização, Expressão Corporal, Coreografias, Dança, Música, Canto, Iluminação, Cenografia, Sonoplastia, Figurino, Técnica Vocal, etc. Mas também, o fazer teatral proporciona aos envolvidos um mergulho no “si mesmo” os levando a um processo de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima, quesitos bastante preocupantes no desenvolvimento do adolescente.
O reconhecimento pelo trabalho bem feito tem sido o aplauso do público e o apoio tão necessário de toda direção do colégio de tal forma que os grupos são requisitados para vários eventos do colégio como a “Paixão de Cristo” na Páscoa, a inauguração da biblioteca do infantil, a “Cantata de Natal” e as performances nas Vivências.
Teatro é coletivo, é grupo, é união, é um segurando na mão do outro por que nada se faz sozinho! Teatro é cidadania, é socialização, é aceitação, é amor!
Teatro é uma arte despertada naqueles que procuram enxergar além das fronteiras da realidade, além do próprio ser e existir. Teatro uma arte, uma forma de viver, expõe o sentimento, ensina-nos a vida na plenitude do ser, de quem você quer ser.
Teatro uma arte no qual atores e atrizes expõe seu interior e sentimento em grande ou simples momento.
E a verdadeira “ARTE TEATRAL”, em sua plena magia, é capaz de nos conectar coração, alma e mente, nos fazer viver as mais belas loucuras, os mais belos sentimentos, chorar todos os prantos e sorrir todos os risos, nos faz amar e ser amados, nos faz mentir em viver a mais plena felicidade quanto que a felicidade maior é viver o teatro em sua plenitude.
É ver com a alma, pensar com o coração, sentir de todas as maneiras o seu encanto. Tudo isso porque é uma das formas como a luz Deus se manifesta, da maneira mais efêmera.
E por fim, teatro é criatividade, base sólida do desenvolvimento do raciocínio lógico. O ser criativo muda sua vida e, se quiser… muda o mundo transformando-o em um lugar melhor.

As diversas dinâmicas exploradas nas aulas do Coral permitem o desenvolvimento rítmico, melódico, a afinação, o controle da respiração e da emissão vocal, noção corporal e postural e percepção de si e do outro.

São estas: vocalizes, brincadeiras, atividades de expressão vocal e corporal, concomitante ao cultivo de um repertório que contempla músicas folclóricas brasileiras, infantis, populares e estrangeiras.

Por meio deste trabalho alunos vão adquirindo naturalmente o domínio técnico, a musicalidade e a expressividade.

O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artisticamente através da dança e recebe influência de diversos outros estilos como o ballet e dança contemporânea o que a torna uma dança de muita expressividade, espontaneidade e improviso com características marcantes, como o isolamento das partes do corpo, explosão de energia que em um ritmo pulsante dá o balanço certo e a qualidade do movimento.
A Dança é caracterizada pelo swing, por movimentos sincopados e pela polirritmia, que é a combinação dos movimentos do corpo em vários ritmos ao mesmo tempo. Desenvolvendo assim:

  • coordenação
  • musicalidade
  • agilidade
  • alongamento.

As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna. Seus diversos estilos (Modern Jazz, Jazz Contemporâneo e Jazz Broadway) contribuem para a formação de um bailarino cada vez mais eclético.
O curso é oferecido pelo CSA a partir do 4º ano.

O curso de Street Dance, tem como principal finalidade estimular os alunos à prática da dança e da atividade física. Visa a saúde e o bem estar pessoal, melhorando assim, a capacidade de comunicação e relação do mesmo com o meio além de melhorar as suas capacidades corporais.

Durante as aulas são trabalhados movimentos característicos de danças como:

  • Popping
  • locking
  • breaking
  • house
  • freestyle
  • vídeo dance entre outros…

O Street Dance sempre usa músicas atuais com o intuito de estimular e aproximar o aluno ainda mais das aulas.

Este curso tem como principal objetivo a alegria, a soltura dos movimentos e a versatilidade, fazendo muito sucesso entre os alunos com o seu ritmo frenético. A modalidade está disponível para alunos a partir do 6º ano.

ACADÊMICOS, RELIGIOSOS E IDIOMAS

Período Integral

Proporciona experiências que estimulam o desenvolvimento das capacidades do aluno em todos os seus aspectos, fortalecendo a postura de estudante favorável ao crescimento intelectual e ao bom desempenho da aprendizagem, desenvolvendo habilidade para a construção da autonomia, estimulando a amizade, autoconfiança, atitudes de respeito e convivência com a diversidade.

Orientação de Estudos

Sob a orientação de um profissional, proporciona o acompanhamento das tarefas de casa e organização do estudo. Cabe ressaltar que o objetivo da “Orientação de Estudos” não é a recuperação ou o reforço paralelo dos alunos que apresentam necessidades específicas de aprendizagem, mas a organização do estudo, proporcionando horário e ambientes adequados para a realização das tarefas, possibilitando ao aluno aprender as diferentes formas de estudar cada uma das disciplinas.

Super Cérebro

O Super Cérebro é um método que combina prática do Soroban (Ábaco Japonês), trabalhando cálculo mental e desenvolvimento de raciocínio, com jogos de tabuleiro. Com essas ferramentas, o aluno desenvolverá, de maneira lúdica competências de cálculo mental, memória, concentração raciocínio lógico (ligados ao desenvolvimento cognitivo) assim como, liderança, estratégia, sociabilidade e cooperativismo (relacionados ao desenvolvimento pessoal e social).

Engenhoteca

Aprendendo a planejar,
construir e prototipar invenções!

A metodologia do programa extracurricular da Engenhoteca está alinhada com os Pilares da Unesco e baseada na abordagem STEAM, em que as ciências exatas são ensinadas com humanidades. Desse modo, os estudantes aprendem ciência, tecnologia, artes e matemática de maneira divertida, por meio de desafios que aumentam gradativamente conforme o estudante avança na criação de seus projetos.

Venha se divertir e aprender com a gente!

Com planejamento integrado ao cotidiano do colégio, as turmas serão desafiadas em diversas atividades que requerem o uso de modelagem e impressão 3D, máquina de corte a laser, kits educacionais da LEGO Education, Arduino e littleBits. Além disso, os alunos têm a oportunidade de resolver situações-problema, bem como aprender conceitos de programação utilizando Minecraft EDU, Scratch, entre outros.

Tecnologia, diversão e conhecimento, libertando
o(a) inventor(a) que há em cada um de nós!

LÍNGUAS

INGLÊS

Infantil 4º ano ao 9 ano

Cursos ministrados pela Seven Idiomas. Por meio do método Idioma Vivo, estruturado a partir do conceito de aprendizado ativo, o aluno vivencia situações reais e imaginárias que o levam a falar, pensar, sentir, agir e reagir em Inglês. Ao final do curso, o aluno estará apto a prestar exames internacionais. A Seven é Centro Autorizado de Cambridge ESOL e está capacitada a aplicar os exames de Cambridge para alunos de todos os níveis, desde o YLE – Young Learners English para crianças, até o CPE – Certificate of Proficiency in English, o mais alto em proficiência.

Os cursos para os alunos do Ensino Médio serão ministrados na unidade da SEVEN, Rua Castro Alves, 520 – Aclimação.

Agende uma entrevista pedagógica na Seven para confirmação da turma adequada para seu Filho. Telefone: 3207-9566.

Horários

Inf.4 e 1º ano / 2º e 3º ano

DIA HORÁRIO ANO/SÉRIE
2ª e 4ª 10h15 – 11h10 Inf.4 e 1º ano
12h – 12h55 2º e 3º ano / 4º e 5º ano
14h30 – 15h55 6º e 7º ano
3ª e 5ª 12h – 12h55 Inf. 4 e 1° ano / 2° e 3° ano
13h30 – 14h55 8º e 9º ano

Valores

Inf. 4 ao 5º ano 9x R$ 335,00
6º ao 9º ano 9x R$ 465,00

O Colégio Santo Agostinho oferece, para os alunos e famílias católicas, a catequese de preparação para o sacramento da 1ª Eucaristia, proporcionando uma experiência de crescimento na fé pessoal e comunitária, para que Deus seja sempre o referencial último nas nossas vidas e nos empenhemos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Obs: Cada atividade tem 1 encontro semanal.

Inscrições

Faça já sua inscrição.

Preencha o contrato (na Área Restrita) e entregue na secretaria do Colégio.

Folder Cursos Opcionais.

Veja aqui a programação completa dos Cursos Opcionais.