Culinária, leitura e inauguração: uma deliciosa combinação! – 2º ano

“A leitura é uma atividade na qual ocorre uma interação entre leitor e autor via texto”.  Kleiman (2009)

Sabemos que leitura envolve uma série de ações, desde a decodificação, passando pela compreensão e interpretação, para isso é imprescindível que o leitor seja capaz de escolher seu livro, analisá-lo e assim dar sentido a esta escolha.

Portanto, nosso papel como educadores busca incentivar nossos alunos a lerem exemplares adequados, se divertir com a leitura, ampliar o vocabulário, conquistar conhecimento, conhecer novas culturas, aguçar a criatividade, além de refletir e questionar sobre as coisas.

Cuidadosamente preparamos o evento da Inauguração da Biblioteca de Classe com o objetivo de estimular e promover práticas de leitura, de forma interdisciplinar, trazendo diferentes textos e gêneros de autores variados.

Este evento contou com a participação dos alunos em todas as etapas e iniciou-se com uma contação de história, catalogação dos exemplares, escolha do nome da biblioteca e inauguração culminando com uma experiência culinária!

Durante a contação da história O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, feita pela bibliotecária do CSA Carolina Odara, demos boas risadas e em seguida partimos para a Culinária preparando os saborosos sanduíches, sugeridos pela “Maricota” (personagem principal da história).

Já em classe inauguramos a Biblioteca em busca de novas histórias para partilhar! Cada turma do 2º ano escolheu um nome:

“Biblioteca do Santo” (2º ano A)

“Biblioteca Era uma vez quem souber, conte outra vez” (2º ano B)

“Biblioteca Cantinho da Imaginação” (2º ano C)

Este evento foi um sucesso, facilmente pode-se ver o entrosamento de todos, a comunicação, o sentido de equipe e o respeito ao outro; valores agostinianos já internalizados; compartilhados entre alunos e tutores.

Jéssica Grativol, Lucélia Júdice e Monica Abdou

Tutoras do 2º ano