Correio – 3º ano

Ninguém é mais solitário do que aquele que nunca recebeu uma carta.
Elias Canetti, escritor austríaco [1905-1994]

É imprescindível garantir o sucesso dos alunos no que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita, pois o desenvolvimento desta competênciapermite que avancem também em rrelação às diversas áreas do conhecimento.

Por meio da linguagem o indivíduo tem acesso a diversas informações, expressa e defende seus pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento e, consequentemente, participa de forma plena da sociedade na qual está inserido.

Sendo assim, no trabalho específico com produção de Textos no CSA é fundamental evidenciar o uso da escrita em situações diversas. Assim, acreditamos que os alunos venham a ter condições reais de desenvolver seu potencial crítico-reflexivo, apropriando-se de novas formas de expresSão, com base na análise das características dos diferentes gêneros, de maneira adequada e criativa.

Para tanto, o trabalho sisTemático com textos epistolares no 3ºano, onde os alunos vivenciaram situações reais de comunicação, foi de fundamental importância. O bilhete, o convite, o cartão – postal, a carta, São instrumentos de comunicação da língua escrita que possibilitam ao aluno a descoberta da função social da escrita.

Além disso, a escrita de textos epistolares, especificamente a carta e o bilhete, permitiu aos alunos experimentarem o uso que se faz da linguagem em situações sociais de interação com diferentes interlocutores, já que cada produção seria lida por alguém que não apenas a professora.

Após vivenciarem situações de aprendizagem que promoveram a observação e análise em relação à estrutura, ao conteúdo e à forma do texto a ser produzido, os alunos realizaram seus registros. Os bilhetes foram entregues em màos para os seus destinatários e as cartas foram postadas na ACF Vergueiro.

Confiram as fotos desta visita ao correio!

Kátia Carraro, Juliana Nóbile e Luciana Luz
Professoras do 3ºano do Ensino Fundamental