CONTOS DAQUI, CONTOS DE LÁ. SÃO MUITOS CONTOS PARA CONTAR…
“O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema da escrita. É – já o disse – formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro.”
(LERNER, Délia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. 2002)
Nessa perspectiva de aprendizagem, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de conhecer um novo gênero textual, o Conto latino-americano, durante o mês de agosto.
No mapa localizaram o continente americano e nele os países pertencentes à América Latina, origem das histórias que iriam conhecer. A narrativa latino-americana tem como principal característica a mistura do mágico com o real, costumam falar de deuses, artimanhas e assombrações.
Durante as aulas de Língua Portuguesa, descobriram histórias do México, Equador, Guatemala e até um conto indígena, do povo Kaingang, do Brasil.
Leram e releram, levantaram hipóteses sobre os temas discutidos, refletiram a respeito da estrutura textual, localizaram informações, exploraram relações e posteriormente reproduziram na forma escrita o conto Latino-Americano que mais gostaram.
As atividades proporcionaram situações extremamente importantes para a formação dos alunos. Foram leitores, ouvintes e escritores, etapas que buscam promover reflexões sobre os diferentes usos da leitura e da escrita.
Para finalizar o trabalho os alunos vivenciaram um momento divertido e prazeroso, a Hora do Conto. Na biblioteca, Solange contou uma história originária do Peru, A raposa e os peixes.
Os alunos escutaram com muita atenção e entusiasmo, deixaram a imaginação fluir, viajar por um lugar desconhecido. Gostaram tanto que, quando a história terminou, pediam outra e mais outra. Mas essa já é uma outra história…
Elen Uezo, Juliana Marins e Myriam Ávila
Tutoras do 3º ano