Onde e quando o conhecimento ganha vida – 6º e 7º anos

Oportunidades de vivenciar na prática os conteúdos aprendidos, os Estudos do Meio revelam-se uma experiência transformadora

Em 29 e 30 de agosto os alunos do 6º ano visitaram as cidades de Itu, Salto e Barra Bonita com o objetivo de vivenciar conceitos aprendidos nas disciplinas de Ciências, Geografia e História. Tendo como eixo o trajeto do rio Tietê e as interferências históricas e culturais promovidas em seu curso, os alunos conquistaram a experiência de presenciar lições práticas do que aprenderam em sala de aula. Puderam constatar as diferenças entre as utilidades dos rios na atualidade e na antiguidade, vivenciar o passeio de eclusa e experimentar o manuseio da cerâmica, dentre outras atividades.

Já os alunos do 7º ano passaram três dias e duas noites entre Paraty, Ubatuba e Saco do Mamanguá, de 11 a 13 de setembro. Com essa saída conseguimos garantir momentos enriquecedores, como a visita à comunidade remanescente Quilombo do Campinho (titulada desde 1999), e a roda de conversa com a griot (lê-se griô) do local, que preserva por meio da oralidade a história de seu povo e de todo entorno, bem como o estudo do Saco do Mamanguá, que nos oferece o convívio com a cultura caiçara e a exploração do mangue. Nos dois locais os alunos interagem com as pessoas, questionam, almoçam por lá, ouvem as histórias… Isso é um grande estímulo ao pensamento crítico.

Não podemos deixar de mencionar que esses Estudos constituem grandes momentos para construção da autonomia, organização e responsabilidade, além do reforço à socialização. O grupo volta mais unido. Os alunos aprendem a respeitar os ambientes que visitam, o saber e os habitantes destes lugares, e também passam a se respeitar mais entre eles mesmos. Podemos garantir: quem vai, volta encantado, sem exceção!

Depoimentos:

“Adorei a temperatura do forno da fábrica de cerâmica, que atinge 900ºC! Fiquei impressionada quando o monitor falou que nosso dedo poderia ficar grudado na parede do forno. Adorei mexer no equipamento que faz a cerâmica artesanal, pois gosto muito de arte!” (Letícia Taú Valente Silva, 6º ano A)

“Gostamos mais da eclusa porque é legal subir 26 metros flutuando na água; e também da piscina aquecida do hotel, foi muito legal!” (Gabriel Nórcia Fantossi e Fernando Staub Medaglia, 6º ano A)

“Gostei mais da eclusa, pois é divertido quando a água sobe e depois desce. Gostei também do forno da fábrica de cerâmica.” (Anna Daniela Simões da Purificação, 6º ano B)

“Achei legal como as pessoas fazem a cerâmica artesanal, como sabem fazer direitinho os formatos dos vasos. E na Soletrol aprendi como funcionam os aparelhos solares.” (Pedro Augusto de Sousa Dias Santos, 6º ano B)

“Achei legal como a água preenche o espaço da eclusa e vai subindo o barco.” (Ricardo Yoshida Teshima, 6º ano C)

“Adorei a explicação do monitor Luizão sobre porque os objetos de Itu são grandes!” (Roberta El Khouri Bordokan , 6º ano C)

“Gostei do mangue, da sua história e de aprender a remar. Também gostei do Quilombo do Campinho e de conhecer as práticas que seus habitantes usam até hoje.” (Catarina Tedde de Carvalho Breda, 7º ano A)

“No dia da visita ao Saco do Mamanguá gostei de jogar bola com a criança que vive lá e também de aproveitar o salão de jogos do hotel!” (Pedro Mazzoni Ponte, 7º ano A)

“Adorei o centro histórico de Paraty, as casas são totalmente diferentes, os desenhos da maçonaria formando triângulos imaginários…” (Maria Eduarda Farah Rocha, 7º ano B)

“Gostei de conhecer os caiçaras e dos modelos das casas do centro histórico, que são preservados até hoje.” (Chiara Vitória Bittencourt Barcellos, 7º ano B)

“Gostei muito do Saco do Mamanguá, foi divertido andar de canoa, aprender a remar e conhecer as pessoas que moram lá, os caiçaras.” (Ian dos Reis Santos, 7º ano C)

“Paraty foi o que eu mais gostei, pois está bem conservada, é calma. Adorei o artesão que usava spray para fazer suas pinturas!” (Rafael Enzo Yamada, 7º ano C)

Fabíola Albuquerque, Fátima Blasi e Maria Rita Vieira
Professoras de Ciências, Geografia e História do Ensino Fundamental 2