TUTORIA

"Necessitamos um do outro para sermos nós mesmos".

(Santo Agostinho, Comentário aos Salmos 125,13).

  • Educar, do ponto de vista agostiniano, é uma missão mais ampla do que escolarizar, formar mais do que instruir é oportunizar gradativamente a autoeducação por meio de uma pedagogia crítica, participativa e libertadora.
  • A tutoria parte da necessidade da mediação pessoal para educar, ou seja, fazer crescer o educando como pessoa, pois se destina não apenas a “saber-fazer”, mas a “saber-ser”
  • Neste sentido, a tutoria é coerente com a concepção de educação agostiniana e tem como objetivo principal, estreitar vínculos entre professor-aluno e tutor-família.
  • O tutor é o mediador da aprendizagem integral, ele desenvolve uma visão global sobre as necessidades e potenciais do aluno individual e integrado a sua turma, aos professores e à família.
  •  Acompanha e comunica-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações.
  • A tutoria pressupõe uma ação continuada da equipe educativa sobre cada aluno, busca colher informações pertinentes a realidade do aluno para confrontá-las com suas necessidades acadêmicas a fim de programar ações com o aluno e sua turma que resultem em superações pessoais. 
  • Com a convivência e o conhecimento diário, cria-se um vínculo de confiança com o aluno, que por sua vez fortalece a eficiência do aprendizado e alavanca as mudanças características de um processo educativo.
  • Na Educação Infantil e nos anos iniciais de Ensino Fundamental, a tutoria é realizada pelo professor regente da turma. 
  • Do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o tutor é um dos professores que lecionam na classe. A tutoria é uma atribuição anual.
  • O contato entre família e Colégio é feito por meio do tutor e, se necessário, o tutor orienta os demais contatos.
  • A tutoria não é tarefa exclusiva de tutores, mas de toda a comunidade educativa, que tem no tutor um elo de contato privilegiado com o aluno, por isso podemos afirmar que o Colégio apresenta um diferencial na procura de uma educação de qualidade.
  • O Colégio Santo Agostinho está em tutoria e depende do envolvimento de toda a comunidade educativa e da confiança e apoio da família.

DESDE 2009 FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

  • Quando a Tutoria iniciou no Colégio Santo Agostinho, em 2009, ainda não conseguíamos perceber a dimensão dos caminhos que se abririam à nossa frente. 
  • Desde então, temos participado de um processo que transformou as nossas concepções sobre educação e relação professor-aluno.
  • Hoje, temos a plena certeza de que estar em Tutoria é fazer parte de um projeto que tem como objetivo a Educação Integral. 
  • Nosso trabalho não é direcionado apenas à formação acadêmica e intelectual, nós também nos preocupamos com o desenvolvimento emocional e social de cada aluno, buscamos desenvolver um espírito crítico e preparado para enfrentar as adversidades do dia a dia. 
  • Vivenciar a Tutoria é alimentar nossas práticas diárias com o carisma agostiniano, a marca do nosso Colégio.
  • Aprimoramos o nosso olhar constantemente. Olhamos para cada aluno como um ser único. Aprendemos que, educar é humanizar, é preparar cada ser para os desafios e dificuldades pessoais, encarando cada experiência como uma oportunidade de crescimento.
  • Ser tutor é criar vínculos. Buscamos uma aproximação maior com as famílias, pois entendemos a importância das relações familiares no desenvolvimento individual de cada um. 
  • Estreitamos, também, os laços entre professor e aluno, ensinamos a empatia e a importância da amizade e do respeito. 
  • Ser tutor é saber ouvir e ensinar a ouvir; é ser paciente e ensinar a paciência; é mostrar a importância do dividir e compartilhar experiências.
  • A Tutoria é um diferencial na Educação Agostiniana e representa um benefício não somente para os alunos, mas para nós, tutores, também. 
  • Ao exercitarmos o nosso olhar para o outro, aprendemos a olhar para nós mesmos. 
  • A cada dia amadurecemos e nos tornamos mais humanos, mais agostinianos. Santo Agostinho já dizia que “Necessitamos um do outro para sermos nós mesmos”. (Santo Agostinho, Comentário aos Salmos 125,13).
  • Com esse projeto, aperfeiçoamos as nossas práticas e compartilhamos conhecimentos e sentimentos. 
  • Nós, tutores, nos orgulhamos da oportunidade que temos ao participar e fazer a diferença, deixando a marca da Tutoria Agostiniana na vida de cada aluno que passa pelo Colégio Santo Agostinho.

csa@csa.osa.org.br / 11 3388-2588

 Praça Santo Agostinho, 79 Aclimação – São Paulo/SP.

FÁCIL ACESSO AO LADO DO METRÔ VERGUEIRO-SP