Cine-Debate marcou a tarde do 9º ano

Com uma forte realidade, a turma do 9º ano assistiu ao documentário It’s a girl (É menina), dirigido por Evan Grae Davis de 2012 para pensar algumas das condições a que seres humanos do sexo feminino são submetidos na Índia e China.

Uma sessão de cinema sem pipoca, mas com muito conteúdo, no dia 09 de maio que permitiu boas e profundas reflexões a partir de realidades em que as mulheres se submetem às mais inconcebíveis situações, desde a obrigação de casar até a prática de infanticídio feminino pelas próprias mães.

Após a transmissão, o debate foi iniciado com todos em uma roda para que pudessem ver e ser vistos. A maturidade da discussão ensejada pelo filme não deixou de ser observada. Conceitos como feminismo, sexismo, machismo, aborto, foram citados, levando em consideração aspectos socioculturais,  político-econômicos, históricos e religiosos.

Vários pontos de vista foram colocados, confrontados e corroborados de modo respeitoso e proveitoso. O debate encerrou-se com declarações dos próprios alunos solicitando que mais oportunidades como essa fossem realizadas.

Para que houvesse uma mediação entre os conceitos, dúvidas, impactos, opiniões  e algum conhecimento se esboçasse de modo organizado, a sessão também contou com a participação dos professores Andrea Gabriela de Produção informatizada e Paulo Roberto de Língua Portuguesa. Vale notar que a ideia de transmitir esse documentário ao 9º ano partiu de outras professoras envolvidas no projeto de trabalho sobre Empoderamento Feminino com a turma: as teachers Juliana e Adriana.

Assine nossa newsletter