Cinderela Chinesa: uma história real – 8º ano

Durante o ano letivo, os alunos são estimulados a ler títulos que não se restringem apenas aos conteúdos programáticos determinados para cada ano/série, mas que envolvem histórias reais de superação, esperança, luta e otimismo na busca da concretização de sonhos.

Dessa forma, a escola cumpre a função de apresentar escolhas a uma geração, já bastante envolvida com o uso de recursos tecnológicos, e que vem se aprofundando nas infinitas possibilidades de conhecimento que esse tipo de ferramenta oferece.

Quando iniciaram a leitura do livro Cinderela Chinesa, os alunos do 8º ano ficaram impactados com as fotografias antigas, reveladas em branco e preto, além de aproximarem-se de um texto autobiográfico que os fizeram (re)pensar, principalmente, em suas relações familiares e nas maneiras como somos aceitos dentro dos grupos.

Após a leitura, o grande desafio foi redigir textos sobre os assuntos mais abordados no livro: família, escola, medos, cultura e língua chinesa. Sendo assim, trabalhamos a importância da atividade em grupo, do uso da escrita, da utilização do gênero textual Revista e valorizamos a autoria das produções não só dos textos, como também do layout das revistas produzidas.

Conheça alguns exemplares feitos pelos alunos (clique no link escolhido).

Revista 1:

Revista 2:


Revista 3:

Andrea Gabriela do Prado Amorim e Regina Célia Ruiz,
professoras de produção Informatizada e Língua portuguesa