A Célula em Maquetes

Um dos grandes desafios enfrentado pela escola é tornar mais interessante os conteúdos de difícil compreensão. Essa dificuldade por sua vez é transferida ao professor que necessita dentro de seu fazer pedagógico trabalhar com temas não palpáveis ou concretos em suas aulas. Desse modo a utilização de maquetes como ferramenta pedagógica é uma ótima opção ao processo de auxilio da exposição e fixação de assuntos oferecendo, assim, aos alunos uma visão sistemática das exposições dos temas abordados.

Estudar a partir de modelos torna o processo do aprendizado mais prazeroso ao aluno, que cria uma ferramenta para melhorá-lo na apreensão e a identificação dos objetos, fenômenos e processo naturais e científicos, fazendo surgir uma série de questionamentos e interesses voltados aos elementos representados nessas maquetes.

Com essa visão os alunos da 1ª série do Ensino Médio realizaram a construção de modelos dos temas Citologia e Transportes celulares. As turmas trabalharam com total liberdade de materiais e o resultado foi maravilhoso, até um bolo de chocolate com as estruturas de uma bactéria veio para a apresentação. Os melhores trabalhos farão parte do acervo do laboratório e serão utilizados para ajudar as turmas dos anos seguintes em sua caminhada.

 

Helbert Sanches Costa

Professor de Biologia – E.M.