Cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas. Nossos lares foram invadidos por aparelhos eletrônicos que se espalham por todos os lados. Desta forma, as crianças nascem e crescem em um ambiente diferenciado, onde estão expostas as diferentes formas de estímulos digitais.
Explorar o tablet como ferramenta no cotidiano escolar, tem como objetivo otimizar, colaborar e inovar a aprendizagem.
O uso dele em sala de aula traz muitas vantagens. Além da busca de informações e realização de pesquisas tem a mobilidade de organizar as crianças em grupos, sentados em roda ou em espaços abertos, fora da sala de aula.
Durante o projeto “Quem sou eu?”, os alunos do Infantil 2 vivenciaram várias propostas que tinham como intenção aprender um pouco mais sobre si, brincando… brincadeiras e conversas sobre a origem do nome, brincadeiras favoritas e comidas favoritas.
Com o intuito de complementar o projeto, inserimos o uso do tablet com o uso de um aplicativo que apresentava as partes do corpo para as crianças, possibilitando falar sobre o corpo, higiene e alimentação, além de deixar o aprendizado significativo e muito divertido. Ainda falando sobre tecnologia, os alunos receberam as fotos da família por meio do e-mail institucional e aproveitaram para mostrar para os amigos e falar um pouco mais sobre os familiares.
Aline Coutinho e Bruna Barros
Infantil 2