A Arte tem um papel a cumprir na educação quando tratada como área de conhecimento.
Um projeto de Arte pode oferecer aos alunos a oportunidade de iniciar o aprendizado nas várias linguagens – artes visuais, música, dança, teatro e cinema – não apenas envolvendo-os em uma atividade de produção artística, mas também fazendo-os compreender o que é feito nesta área, pela observação e investigação, no contato com manifestações artísticas e culturais da história humana.
Partindo da leitura dos poemas do livro Brasil – Menino de Fátima Miguez, com ilustrações de Pedro Rafaele e de pintores brasileiros consagrados está; entre nossos objetivos sensibilizar os alunos para a observação e apreciação de obras de artes e o desenvolvimento de uma atitude de busca pessoal articulando a imaginação, a emoção, a percepção e a sensibilidade em suas produções.
Partindo do pintor Almeida Júnior analisamos a linguagem própria do artista – suas formas de expresSão, os sentimentos transmitidos e as técnicas utilizadas por ele
Num trabalho que envolve uma série de atividades sobre o mesmo tema que vào desde a análise do título da obra, a imaginar o que o artista poderia querer nos dizer ou a observação, orientada pela professora, de cada detalhe das obras envolvendo conceitos básicos de movimento, cor, luz e ritmo já constatamos no fazer artístico de nossos alunos que as diversas releituras e desenhos de observação que realizaram têm permitido explorarem suas possibilidades de representação.
Almeida Júnior – Menino, 1882
Também constam de nossos objetivos nesta proposta que os alunos busquem aperfeiçoar seu traçado, sua expresSão criativa e simultaneamente a técnica no uso de diferentes materiais. A cada produção, partem da análise do que conseguiram transmitir para seguirem em suas investigações e reflexâtilde;o sobre os conhecimentos artísticos.
Almeida Júnior – Recado Difícil, 1895
Profs. Daniela, Elen e Luciana.