Biblioteca de classe: um incentivo a leitura – 1º ano

“Todos lemos a nós e ao mundo a nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial.”
Alberto Manguel

A inauguração da biblioteca de classe foi um evento marcante para os alunos do 1ºano.
Neste dia conheceram os títulos que integram a biblioteca, conversaram sobre as histórias que já tinham lido, formularam hipóteses de quais poderiam ser suas favoritas, aprenderam a preencher as fichas de empréstimo e escolheram um nome para a biblioteca. O evento foi finalizado com uma emocionante contação de história d’A árvore Generosa, autoria de Shel Silverstein.
Desde então toda sexta-feira escolhem um livro para levar para casa, estreitando ainda mais os laços entre família, escola e aluno.
As rodas de conversa das segundas-feiras ficam especialmente animadas com os alunos relatando entusiasmados que conseguiram ler o livro para a família ou uma frase com a ajuda dos pais. Neste momento eles também compartilham o que gostaram ou não nas histórias lidas, fazem suas interpretações, indicam os livros para os amigos e dessa forma mergulham no universo da leitura, apropriando-se de suas práticas sociais.
A biblioteca de classe é uma forte aliada para que os alunos tornem-se leitores cada vez mais autônomos. A escolha dos livros, a leitura em casa e o intercâmbio dessas leituras nas rodas de conversa em sala de aula contribuem para a aprendizagem de comportamentos leitores e estratégias de leitura de textos literários de maneira significativa e prazerosa, tornando o ato de ler um hábito, “tão natural quanto respirar”.

Daniela, Elen e Kamila
Tutoras do 1ºano