Os espaços não-formais de educação são locais importantes para efetivar a construção do conhecimento em Ciências. O zoológico, pelo seu caráter informal, mostra-se como um local que, além da diversão proporcionada, pode contribuir para o ensino de Ciências motivando o aluno e permitindo uma ampla reflexão sobre temas ligados à disciplina.
Os conceitos desenvolvidos no estudo da obra “Ambiente e Vida” foram explorados na visita dos alunos do 2º ano ao Zoológico de São Paulo no dia 14 de outubro.
Os alunos puderam observar o setor especializado em alimentação e nutrição. O Setor de Alimentação Animal é subdividido em três centros para manejo das dietas: Fábrica de Ração, Área de Preparo das Dietas e Biotério.
No setor Fábrica de Rações os alimentos são elaborados para animais silvestres em cativeiro.
O setor Preparo de Dietas é uma área exclusiva para preparação de alimentação equilibrada aos animais.
O Biotério é um espaço com equipamentos e utensílios apropriados que se mantém a parte da dieta mais completa e balanceada de todos os carnívoros. Em salas de reprodução e manutenção, abriga-se um acervo de ratos, camundongos, cobaias, pintinhos, codornas e grilos e alguns alimentos alternativos como gerbil, ramster, tenébrios e baratas. As pessoas responsáveis pelo Biotério são treinadas e orientadas a lidar com estes animais com profissionalismo, dedicação e cuidados, pois antes de ser parte de uma dieta alimentar são seres vivos.
Direcionar a visita mediante objetivos pedagógicos previamente estabelecidos contribuiu para que a atividade ultrapasse as dimensões do lazer, tornando-se essencialmente educativa. O tema está sendo aprofundado nas aulas de Ciências com a Webquest e leituras das obras dos livros da biblioteca de classe.
Carla e Marcia
Profªs do 2º ano