As tranças de Bintou – Período Integral 2

A criança tem como direito o brincar e conhecer as brincadeiras que estão inseridas na sua cultura faz parte deste direito. Nosso país sofreu diversas influências e criou sua própria identidade, dentre elas, as brincadeiras e brinquedos africanos.

P_20151119_084303Entre histórias e brincadeiras o Período Integral 2 conheceu Bintou (AS TRANÇAS DE BINTOU, Autor: Sylviane A. Diouf, Ilustração: Shane W. Evans, Tradução: Charles Cosac), uma menina africana que sonha em ter tranças lindas como uma brasileira que conheceu, a história da Imbira e do rio Zimbábue e Lendas e crendices da cultura africana.

No dia 20 de novembro, para valorizar essa cultura que tanto nos influenciou, os alunos confeccionaram a boneca Abayomi. Uma linda história que precisa ser passada a todos aqueles que reconhecem e valorizam nossa história.

As mães africanas para acalentar suas crianças em tempos difíceis rasgavam com as próprias mãos tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para os pequenos brincarem. As Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra Abayomi significa aquele que traz felicidade ou alegria. Dar a alguém uma boneca dessas é como oferecer ao outro o que se tem de melhor. O fato da boneca não possuir demarcação de olho, nariz nem boca, favorece o reconhecimento das diversas etnias das nossas crianças brasileiras.

Muita diversão foi o que veio a seguir depois de todo esse aprendizado, pois o importante são as nossas próprias histórias, aquelas que são construídas com alegria e que serão passadas as nossas próximas gerações.

Suzana Borges
Período Integral 2