Com os ouvidos atentos, os alunos do Período Integral 3 conheceram a história da arara Yara contada pela auxiliar Fabiana. A linda arara que vivia em Araraquara, mas que na verdade não havia nascido lá, e sim no Pantanal. Estava triste por não poder ser uma arara de verdade e começou a ficar cada dia mais quieta por não poder voar ou comer coquinhos. Foi então que as crianças que moravam na mesma casa que Yara perceberam que havia algo de errado e com a ajuda de um veterinário puderam libertar Yara para seu habitat natural.
A história deu oportunidade para que os alunos tirassem algumas dúvidas como: “Onde fica Araraquara?”, “Onde as araras moram na natureza?” e “Por que contrabandear araras?”. Fizemos uma grande roda e cada aluno teve a oportunidade de falar um pouco sobre suas experiências: alguns já haviam ouvido falar sobre Araraquara, mas nenhum deles havia estado lá, foi explicado que se trata de uma cidade não tão longe da capital e que fica no interior de nosso estado. Alguns alunos se espantaram, pois achavam que Araraquara seria muito mais longe, como no Amazonas, pois o nome “parecia de índio”.
Quando os alunos falaram sobre o contrabando de animais, alguns ficaram tristes em saber que um lindo animal como a arara poderia ficar presa em grades pequenas que não a deixavam voar. Disseram que era uma “injustiça” e neste momento uma aluna perguntou sobre os outros animais, se também passavam por isso e foi explicado que infelizmente o contrabando ocorria com muitos animais e que inclusive cobras, ursos e tigres eram caçados não para viver em cativeiro, mas para se fazer roupas e sapatos.
A conversa foi ficando cada vez mais interessante e uma aluna questionou: “Por que matar estes animais se já existe o couro sintético, igualzinho o destes animais?”. Ela então pode explicar para os outros alunos que esse couro era feitos em fábricas e não precisavam matar nenhum animal, os alunos ficaram contentes em perceber que existia uma saída para os animais.
Durante o diálogo houve aprendizado e a participação de todos os alunos. É essencial importar-se com cada informação trazida por eles, pois todos compartilham, aprendem e refletem.
Para o mural, cada aluno fez a sua própria arara e ajudou a montar o cenário. Na primeira parte, cada arara ganhou as cores preferidas de cada aluno, mostrando como a mistura de cores é linda, na sequência foi feito o origami (técnica de dobradura) para transformar o papel em uma arara. Para o mural, lindas flores foram pintadas pelos alunos.
Agora, inspirem-se e conheçam as araras do PI 3, aos que se interessarem, elas podem ser vistas próximas às catracas do colégio.
Professora Aline Tomie Kiyan Matayoshi