Um universo de sensações, emoções, gostos, gestos, modos de fazer e de brincar sozinho ou no coletivo. Relações com a terra e o meio ambiente. A valorização da nossa cultura, a descoberta de comer bem e do aproveitamento total dos alimentos. Todos os sentidos foram estimulados e aguçados com um objetivo: Aprender brincando.
Assim finalizamos o mês de agosto, o mês de descobertas, de vivências e experiências sensoriais, o mês que mais do que nunca esteve presente à valorização da riqueza do nosso folclore.
Tudo começa com uma sementinha. O que pode surgir dali? Um grão tão pequeno pode se transformar em que? Em que podemos transformá-lo?
Sementes, grãos e ervas foram apresentados aos alunos e várias possibilidades foram levantadas. Sentimos o aroma da camomila, o toque e sua textura e provamos um delicioso chá escutando lindas histórias sobre essa erva. As sementes servem para plantar e também para comer, provando sementes de abóbora descobrimos novos gostos e as várias possibilidades dos alimentos, assim como o bolo de casca de banana que fez o maior sucesso entre os alunos. As raízes não ficaram de fora, a curiosidade de saber o que acontece embaixo da terra nos proporcionou a experiência de pintura com beterraba. Serve para comer e também para pintar? Sim! Para comer, pintar, plantar, brincar e cantar! Cantigas, comidas, histórias e danças, assim foi o nosso mês. Pilando as sementes, o cravo da índia, a camomila, a erva-doce, a canela sentimos um mundo de sensações de sabores, cores e aromas.
Suzana Borges e Patricia Biaggini
Período Integral 1