“Ainda que a obrigação de ensinar seja consequência do amor aos outros, a obrigação de continuar aprendendo a cada dia é consequência do amor à verdade.”
Santo Agostinho
Ao longo de 2017, a tutoria do 8º ano – partindo do pressuposto de que valores também são ensinados – selecionou como um de seus objetivos a reflexão sobre como podemos ser melhores: consigo e com os demais. Desde a dinâmica da acolhida realizada a partir do tema “Eu sou o fermento”, passando pelo Santo no Recanto e finalizando com nossa confraternização, o 8°ano foi estimulado/convidado a refletir sobre relacionamentos e respeito entre os colegas e responsabilidade sobre nossas atitudes.
As boas vindas ao novo ano foram baseadas no acolhimento dos alunos e tiveram como meta a construção de laços de amizade por meio da compreensão e do respeito às diferenças, valorizando a vida, sobretudo.
No Santo no Recanto, em abril, em momentos de descontração e reflexão, discutimos ética nas relações humanas e a importância do senso de responsabilidade como norteador da construção de relacionamentos de verdadeira qualidade, o que nos inspirou a agir com amor fraterno.
Por fim, na confraternização, reunidos no salão Santa Mônica, assistimos ao curta metragem “Parcialmente Nublado” – da Pixar e convidamos os alunos a imaginarem-se em frente ao espelho, perguntando:
– Consegui ser o fermento necessário ao meu crescimento?
– Fui o fermento nas amizades que criei/mantive?
– Fermentei minha família, meus estudos?
– O que você precisa que eu faça para você?
Neste momento, reafirmamos nosso compromisso de companheirismo e agradecemos a amizade da turma que formamos.
Lilian Luchesi e Maria Rita Vieira, tutoras do 8°ano.