ABNT na Educação Básica

“Ensinar e aprender a criar são atos que requerem uma linguagem comum. ”

Durante a semana de planejamento, o corpo docente, por meio da metodologia do ensino híbrido, refletiu sobre a importância das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na elaboração e formatação dos trabalhos escolares.

As normas que são tão temidas no Ensino Superior passarão a fazer parte da rotina escolar de nossos alunos, de forma gradual e adaptada, pois temos como objetivos: Orientar os alunos na realização de uma pesquisa escolar; apresentar as normas da ABNT de forma simples e descomplicada e garantir aos alunos que saibam usar de forma respeitosa as diversas obras intelectuais (fontes de pesquisa) durante a realização dos trabalhos escolares.

Essa preocupação se faz presente pela necessidade de um padrão de formatação nos trabalhos realizados pelos alunos, sejam eles manuscritos ou digitados e também como uma forma de abordar o assunto plágio, alertando para suas consequências acadêmicas e éticas. E, como esse assunto pode auxiliar os demais usuários da Web, nós compartilhamos o manual – Pesquisa e Formatação de Trabalhos Escolares – que foi elaborado de forma colaborativa entre professores, bibliotecária e alunos do Ensino Fundamental 2.

Esperamos que nossa contribuição possa ajudá-los em suas futuras pesquisas. Fiquem à vontade para baixar e usar o material.

Andrea G. P. Amorim e Solange Braga,
professora de Produção Informatizada e Bibliotecária

Manual ABNT em formato digital: