A Pesquisa e o Lúdico – 8º e 9º anos

Durante o primeiro trimestre, os alunos do 8º ano usaram toda sua criatividade para elaborar o JOGO DA CÉLULA, no qual, de forma lúdica e criativa, exercitam a memorização e o aprendizado dos primeiros conceitos de citologia, assim como o nome e as funções das organelas celulares. O capricho que tiveram com a produção dos jogos é digno de menção, pois muitos deles se assemelham a jogos comerciais e arrancaram aplausos dos próprios colegas.

O 9º ano pesquisou formas de ENERGIA ALTERNATIVA que pudesse suprir a atual crise energética na qual passa o planeta, para a partir daí construir uma maquete que explicasse o mecanismo. Energia eólica, solar e geotérmica foram exploradas de forma a convencer nossos alunos da possibilidade de cidades inteiras serem supridas com a transformação dessas energias em energia elétrica. Alguns grupos encontraram em sua pesquisa uma forma diferente de transformação de energia química em energia elétrica, a partir do sumo do limão e conseguiram em sua maquete acender uma pequena lâmpada de led, comprovando a veracidade do experimento.

Visto que todos os trabalhos foram feitos em grupo, podemos afirmar que nossos alunos tiveram a oportunidade de construir coletivamente o conhecimento, pois por meio dessa prática o aluno se relaciona de modo diferente com o saber, é um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções.  Não é de hoje que os educadores valorizam o trabalho em grupo como estratégia importante para o aprendizado.

Lilian Luchesi, professora de Ciências