Em busca de objetos antigos – 2º Ano

Durante as aulas de história, os alunos do 2º ano têm observado que para descobrirmos a história de um lugar ou de alguém, precisamos de fontes históricas que comprovem sua existência.

Além de documentos escritos, relatos e fotografias, os objetos também podem servir como fonte de informação sobre a história de vida das pessoas e o modo como elas viviam. Por exemplo, hoje, usamos computador, telefone sem fio, celular e forno de microondas. Mas, há alguns anos atrás, esses objetos não existiam.

Em busca de objetos antigos, que foram substituídos ao longo do tempo, visitamos a secretaria do Colégio Santo Agostinho para observar uma máquina de escrever, que estava guardada, pois não é mais utilizada. Em princípio, os alunos acharam que se tratava de um computador diferente:

“O teclado é igual, mas não tem mouse”.

“Não tem tela … a pessoa já escreve e já imprime”.

“A máquina de escrever é bem grande e o computador é pequeno”.

“Não tem lugar para colocar CD na máquina de escrever”.

“Dá para abrir a tampa da máquina de escrever e ver tudo que tem dentro dela”.

Os alunos ficaram surpresos ao perceberem que a máquina de escrever tinha evoluído para o computador.

Ao conversarem com a Fátima e a Francine, funcionárias do departamento, os alunos perceberam que as máquinas foram, ao longo dos anos, se tornando ferramentas indispensáveis na vida do homem, exatamente por terem sido aprimoradas. Além disso, Fatima nos contou que ainda existem muito escritórios de contabilidade e empresas que utilizam as máquinas de escrever e também os computadores.

E a pergunta que nos fica é: será que chegará um dia em que inventarão alguma coisa mais moderna do que os computadores?

Profºs Daniela, Elen e Luciana.