ABRAÇO
Esse menino, me abraça, Parece ABRAÇO de URSO . Com que força, amigão, O seu, porém mais que o meu, E pra sempre morar. (Versos travessos de Angela Leite de Souza.) |
Primeiro dia de aula, tudo preparado, aguardando a chegada dos alunos. é tempo de acolhida!
A todo o momento aluno e professora se relacionam e nessas situações se ensina e se aprende com a troca de experiências e a prática de cuidar e educar presente nas diversas atividades do dia-a-dia.
Para as crianças do Infantil 3 tudo é novo, ainda estão desvendando o mundo, precisam ser orientados a construir hábitos, valores, cuidados pessoais, conhecimentos e para isso é necessário oferecer possibilidades de exploraçãonas diferentes linguagens.
No ambiente da sala de aula, aspectos como conhecimento, saúde, afeto, segurança, interação, alimentação e estimulação integram o nosso cuidar/educar de forma Dinâmica. Assim, aproveitamos todos os momentos sejam eles de higiene, lanche, rodas de conversa ou aulas. Dessa maneira, o compromisso em educar e cuidar não podem ser vistos de forma dicotômica, ele estará presente em todas as ações, possibilitando o estabelecimento de vínculos de confiança e compromisso nas relações e momentos de ensinar e aprender.
Cuidar e educar caminham simultaneamente e de maneira indissociável, possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e a autonomia de nossos alunos. E um recurso muito utilizado São os jogos e brincadeiras, por permitirem que a criança brincando e jogando compreenda a si e ao outro, estabeleça elos, interações e relações.
Sabemos que uma educação que cuida da criança propõe metas valiosas para sua aprendizagem e desenvolvimento e, além disso, deve propiciar experiências de aprendizagem socialmente relevantes e pessoalmente significativas.
Acreditamos que educar e cuidar acontece especialmente ao acolher cada aluno ao fazê-lo sentir-se confortável e seguro, ao orientá-lo quando necessário, ao oferecer-lhe o que há de encantador no mundo das artes e da música, da natureza e da sociedade. Nós acreditamos que cuidamos e educamos quando promovemos e acolhemos as interações que o aluno estabelece com seus colegas e quando organizamos e oferecemos oportunidade para que compartilhem experiências e saberes.
Portanto, é proposta educativa do Colégio Santo Agostinho propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma planejada e integrada que possam contribuir para o enriquecimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelos alunos aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Adriana Lucas e Ellen Nakahira
Profas. da Educação Infantil