Pinacoteca: espaço pleno de cultura! – 2º ano EF

Os museus têm muitas finalidades, que se podem resumir em recolher, preservar, conservar, pesquisar, apresentar e divulgar o patrimônio cultural de um povo. Sendo assim, o objetivo de um museu é contribuir para o exercício da cidadania, já que os cidadãos ao preservarem o seu patrimônio, se apropriam dele.

Para ampliarem seus conhecimentos sobre o patrimônio artístico brasileiro, os alunos do 2ºano do E. F. I realizaram, no dia 19/06/09, uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais ativos e visitados do país! Com um acervo de aproximadamente 8 mil obras, mais de um milhão de pessoas, somente nos três últimos anos, visitaram o museu.

Nossa visita teve início nos jardins do Parque da Luz onde pudemos apreciar esculturas de artistas contemporâneos que se misturam à paisagem composta por árvores centenárias, sendo algumas, últimos exemplares de espécies com risco de extinção.

O prédio da Pinacoteca também aguça a curiosidade de quem visita o museu. Em contraste com as edificações do entorno, sua estrutura em tijolo sem revestimento, com enormes vidraças, longas escadas e colunas de mármore já abrigou uma escola de arte e militares durante a Revolução de 1932.

Durante a visita, os alunos ficaram encantados com a grandiosidade da construção e a variedade de obras expostas que apresentam um significativo panorama da arte e dos movimentos artísticos ocorridos no Brasil desde o século XIX até nossos dias.

Os alunos puderam apreciar o acervo da instituição sobre Almeida Junior, artista estudado ao longo do primeiro semestre, que tem uma sala no museu em sua homenagem.

Em nossas aulas de Artes, mencionamos que quando o artista produz uma obra ele está; expressando seu pensamento e sua viSão do mundo, colocando nela sua percepção da realidade. Sendo assim, as obras de Almeida Júnior São documentos de um momento de transição vivido por sua geração em São Paulo que mantinha a tradição rural em função do cultivo do café, mas que já demonstrava mudanças com a modernização da cidade a partir da riqueza conquistada pela exportação do mesmo. Além disso, perceberam que a maior parte de suas obras é mais um registro da afetividade por sua região, Itu, localizada no interior de São Paulo.

Visitar a Pinacoteca é sem dúvida uma viagem pela história brasileira por meio de cores, imagens e formas!

Carolina, Daniela e Luciana.
Profas. do Ens.Fundamental