Quando o professor apresentou a proposta do “Projeto – Consumismo e Alimentação”, eu achei desafiadora, deu aquele friozinho na barriga, porque seria um trabalho que eu nunca havia feito antes: numa primeira etapa, analisar várias fontes (vídeos, textos e gráficos) e numa segunda, produzir um texto relacionando tudo o que vimos nas fontes. Os grupos foram escolhidos pelos alunos e foi dada a dica para organizá-los da maneira mais eficiente possível porque, iriamos ter muito trabalho pela frente, e deveríamos saber utilizar o tempo disponível – quatro aulas.
Meu grupo organizou-se da melhor maneira: dois alunos fazendo a análise dos textos, um aluno fazendo análise dos vídeos e outro analisando os gráficos e quem finalizasse a sua parte ajudaria o outro, não havendo espaço para brincadeiras ou distrações. Para realizarmos a “síntese” do material analisado, cada um explicou suas fontes e relacionamos uma com a outra e com tudo que já foi visto no nosso curso.
Acho que foi muito educativo, porque aprendemos novas formas de se organizar e aprimoramos o trabalho em grupo. Nos esforçamos muito e saímos da nossa zona de conforto.
Esse trabalho me fez refletir muito sobre o consumismo e alimentação. Antes pensava que o consumismo não causava tantos impactos negativos, mas as análises mostraram o contrário: causa obesidade, desperdício de alimentos, etc. Isso me fez concluir, que as pessoas compram coisas que não precisam, e que nessa parte a mídia contribui muito para o consumismo, porque ela faz uma série de propagandas que dizem “se você não tiver isso, você não é legal, bonito, etc.” Ou seja, esse trabalho fez minha visão sobre o consumismo e hábitos alimentares mudar completamente.
Lucas kenji Koouti, aluno do 9º Ano B