Pular elástico nas aulas de Matemática – 1º ano

Já parou para pensar por que uma brincadeira de pular elástico consta no livro do 1º ano?

Para melhorar a coordenação motora (práxia global), se divertir, para ter mais entrosamento com os amigos e promover uma brincadeira coletiva, afinal uns precisam dos outros.

Se você pensou em tudo isso, acertou! Agora, lendo o que aconteceu na classe entenderá a presença da Matemática no nosso cotidiano.

Primeiro, junto com a professora, os alunos acompanharam a leitura das regras da brincadeira devidamente numeradas.

Depois receberam o  elástico, material mais importante do jogo, e, com isso, surgiram os questionamentos:

“O rolo tem dez metros e queremos fazer cinco grupos. Como podemos dividir? Como cortar em partes iguais? Que material utilizaremos para medir?”

Além da régua, material mais comum na sala de aula, os alunos manusearam e observaram o metro.

No final, o momento mais esperado: pular o elástico! E contar quantas pessoas chegaram em cada etapa da brincadeira.

Acompanhe!

 

Cristiane, Elen e Regiane

Tutoras do 1º ano