Ao longo do ano discutimos a importância da hidratação, tanto no inverno quanto no verão, e que não devemos ingerir líquidos somente quando estamos com sede: beber água deve ser uma prática diária. Quando o corpo pede água é porque já estamos pegando fogo por dentro do nosso corpo.
Durante o dia, todos nós temos uma perda líquida, por meio da respiração, urina e suor, portanto devemos repor essa perda diariamente para o bom funcionamento orgânico. A água ajuda a eliminar toxinas, melhora o metabolismo e evita a prisão de ventre.
Crianças repetem ações, assim sendo, é importante que os pais também bebam água e estimulem seus filhos, porque só se torna um hábito aquilo que fazemos repetidas vezes.
Pesquisadores constataram que a cada quatro crianças, uma não bebe água pura, e sim sucos e refrigerantes.
Como podemos saber se estamos desidratados? Uma forma muito fácil é perceber a cor da urina: se estiver com uma coloração muito forte é sinal que estamos bebendo pouca água.
Em alguns momentos, usamos copos plásticos para o consumo de água. Então, aproveitamos a oportunidade para ensiná-los a descartar o lixo reciclavel no local correto. Neste caso, o plástico é jogado na lixeira de cor vermelha.
Carla Duarte
Professora de Educação Física