Desde muito cedo as crianças ficam curiosas e se interessam por sombras, luzes e contrastes, prestam bastante atenção aos movimentos e cores. Quando vão ficando mais velhas observam com mais atenção às silhuetas, gostam de brincar de persegui-las, tentam alcança-las e começam a perceber suas diferentes formas e posições. A sombra está no cotidiano da criança, assim como sua curiosidade, que é inata e deve ser estimulada desde cedo, uma vez que essa é o primeiro passo para o aprendizado.
A fim de estimular essa capacidade de observação, curiosidade e imaginação, propusemos uma sequência didática sobre luz e sombra com o uso de retroprojetor, lanternas, fantoches de papel-cartão, cenário com luz invertida, papel vegetal, caixas de papelão e claro o uso do próprio corpo e a luz natural do sol.
Com a sala escurecida, exploramos a luz do retroprojetor. As crianças identificaram sua imagem corporal através da sombra, seus movimentos, e reconheceram a si e ao outro. Realizamos diversas brincadeiras com lanternas na sala escura como a brincadeira do quente e frio de encontrar objetos escondidos onde deveriam se guiar pelas luzes das lanternas e a voz da educadora indicando se estava quente (próximo) ou frio (distante). No pátio iluminado pela luz do sol, fizemos comparações entre as sombras dos colegas, tamanho, espaço que ocupavam e a brincadeira de pegar a sombra do outro. Ainda no pátio os objetos projetaram suas sombras em contraste a luz do sol e as crianças desenharam suas silhuetas prestando atenção ao contorno de cada um. Depois foi a vez de darem vida às formas em um teatro de sombras, explorando a luz da lanterna em contraste com o papel vegetal e tudo ficou ainda mais divertido quando entraram em uma enorme caixa de papelão que fez o papel de uma caverna, e com carvão e uma lamparina brincaram de representar seu cotidiano assim como feito há milhares de anos.
É possível trabalhar com as variações de tipo de luz e sombras, explorando objetos, sons, corpo e diversão. As crianças aprenderam a diferença entre a luz natural e a luz artificial, formas, reflexos e aguçaram ainda mais a curiosidade sobre esse fenômeno que tanto encanta.
Suzana Borges
Professora do Período Integral 1A