“ ‘Existem três tempos: o presente do passado, o presente do presente, e o presente do futuro’. Esses três modos estão em nosso espírito e não consigo vê-los em outro lugar. O presente das coisas passadas é a memória; o presente das coisas presentes é a visão direta; o presente das coisas futuras é a expectativa”.
SANTO AGOSTINHO, Confissões, Livro IX.
Vários eventos marcaram as comemorações dos 85 anos do Colégio Santo Agostinho em 2016. Um dos mais simbólicos foi o Encontro de Ex-alunos no último dia 10 de setembro, organizado por uma comissão de ex-alunos, e com total apoio da direção e equipe do colégio.
No início, uma celebração religiosa marcou a acolhida e contou com uma visita virtual inesperada: Pe. Luna, ex-diretor do colégio que assistiu à celebração via Skype direto da Espanha.
Depois, chegou a hora do “presente do passado” com um resgate da memória, pois, ao entrarem no Colégio, alunos, familiares, professores e ex-professores, encontraram um espaço carinhosamente preparado com uma pequena exposição de objetos, encadernações institucionais, vídeos, fotos históricas e recentes e depoimentos de alguns ilustres que participaram de nossa história. Tudo isso acompanhado por uma infraestrutura de comes e bebes, com um Yakissoba de tirar o fôlego.
O “presente do presente” foi marcado pelo reencontro com antigos colegas de classe, antigos professores e amigos…. Por mais que você passe perto da escola, veja o site do Colégio, reveja fotos de álbuns antigos, nada vem substituir o fato de você fazer um tour pelas dependências e ver a pintura nas paredes, os trabalhos dos alunos, visitar os andares, o espaço da Educação Infantil, entrar numa sala de aula e sentir as inovações tecnológicas…
Os bons tempos vividos voltam à tona, e enchem nossos corações de boas recordações. Quanto vale ver o Nicolai dando uma “palhinha” na lousa do laboratório de física?
Quando Santo Agostinho formulou o pensamento dos “três tempos” do início do texto, ele estava correto, porque um encontro dessa natureza vem reforçar o “presente das coisas futuras”, onde o Colégio Santo Agostinho – nesses 85 anos de história – é uma somatória de todas essas experiências, sonhos e desafios vividos por cada pessoa, por cada aluno, por cada família, por cada profissional de hoje e de ontem. Se o “presente das coisas futuras é a expectativa”, o que ficou do encontro de ex-alunos é que cada momento valeu a pena, e que mais encontros dessa natureza devem ser realizados.
É a nossa expectativa!!!
Prof. Antonio M. Veiga (Comissão Organizadora Encontro Ex-alunos – 85 anos)
Patrícia Longhi (Ex-aluna – Turma 1985 / Comissão Organizadora Encontro Ex-alunos – 85 anos)