Para iniciar nossos estudos sobre Educação Financeira foi preciso entender como eram as trocas comerciais de antigamente. O famoso escambo era a maneira de sobreviver e conseguir tudo o que se precisava, um agricultor trocava seus legumes pelas maçãs do seu vizinho, que por sua vez trocava suas maçãs pela carne de porco do fazendeiro e assim por diante.
Por um longo tempo viveu-se bem assim, mas aos poucos as trocas se tornaram insuficientes para suprir as necessidades de alguns, por exemplo, um marceneiro que faz cadeiras precisava de comida para sustentar a família, mas ele demorava uma semana para fazer uma cadeira e nem sempre encontrava com facilidade quem a quisesse.
Assim, surgiu a necessidade de se ter o dinheiro, algo que representava o valor que cada um tinha.
Para compreender as trocas, os alunos realizaram o escambo em sala de aula. Cada aluno trouxe um alimento para realizar a troca, uma fruta, ou um chocolate, e realizaram a troca de acordo com o que mais gostavam.
Foi uma atividade divertida e permitiu que os alunos vivenciassem um pouco do que se fazia no passado.
E então, vamos trocar?
Aline Matayoshi, Claudia Brandão e Juliana Marins
Professoras do 3º ano