Você já parou para pensar qual é a importância do tempo em nossas vidas? Algumas de nossas atividades têm hora determinada para acontecer. Por exemplo: hora para acordar, almoçar, estudar, ir à escola, dormir, dentre outras. Nossa rotina diária é marcada pelas horas.
O homem primitivo usava sua própria sombra para estimar as horas, em seguida percebeu que poderia fazer estimativas quanto ao tempo, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, criando os “relógios de Sol”, mas estes funcionavam apenas quando os dias estavam claros… Surge então o relógio de areia ou ampulheta! A vida a bordo de navios era regulada pela ampulheta, imagine só! Muitos outros relógios foram criados até chegarem aos que hoje em dia marcam nosso tempo: o relógio digital.
A ampulheta marca o tempo a partir da passagem da areia de um lado para o outro. Existiam ampulhetas para tempos de uma, duas ou mais horas, mas as mais usadas eram as de meia hora, também conhecidas por relógio.
Para entender melhor como ela era utilizada, construímos com os alunos ampulhetas, utilizando alguns materiais reciclados e a partir daí realizamos algumas atividades medindo o tempo: recitar um trava-língua, guardar o material na mochila, fazer uma tarefa no caderno, realizar uma partida de um jogo de tabuleiro, entre outras atividades.
Posteriormente realizamos a construção de um relógio com ponteiros e assim puderam conhecer outra forma de medir seu tempo.
Essas experiências buscaram a compreensão do nosso sistema de medida de tempo dividido em horas, minutos e segundos, facilitando a resolução de situações-problema envolvendo as medidas de tempo, a noção de passado e presente (divisão do dia em horas e em manhã, tarde e noite), orientando-se, portanto, no dia a dia, aprendendo a ler as horas de forma lúdica e criativa!
E você o que faz com seu tempo? Saiba mais sobre a história dos relógios acessando o site:
http://www.mundodosrelogios.com/tiposrelogios.htm
Elen Uezo, Mônica Abdou, Luciana Santos e Daniela Grillo
Tutoras do 2º ano