O trabalho com legendas possibilitou aos alunos do 1º ano situações de escrita e leitura de pequenos textos descritivos, proporcionando reflexão sobre o sistema de escrita e percepção da importância das legendas como fonte de informação.
Iniciamos nossa atividade com o projeto “Um mundo de crianças de diferentes continentes” e compartilhamos com os alunos o que iríamos aprender com o projeto, evidenciando as “legendas” em nosso trabalho.
Trabalhamos em sala de aula algumas imagens para que eles a observassem e discutissem sobre a mesma e como desafio teriam que escrever uma legenda.
Foi um trabalho rico e desafiador para nossos alunos, pois sabiam que não poderiam escrever qualquer coisa, mas sim algo que informasse com clareza o que a imagem por si só não conseguia.
Nesse momento, ajustes ortográficos não são um objetivo principal. Os alunos que ingressam nessa série estão, de forma geral, construindo a base alfabética.
Cristiane Kawabata, Regiane Marabello e Simone Del Pezzo
Tutoras do 1º ano