O aprendizado não termina quando a Festa acaba – PI1

No decorrer deste mês, o Período Integral trabalhou com o tema junino. Começamos com os preparativos para nossa festa com a decoração de bandeirinhas, carimbo com as mãos dos alunos do PI 1 para confecção de uma fogueira, balões e caipiras para enfeitar a nossa escola. De maneira prazerosa e divertida, conhecemos a história da festa junina, trazida pelos portugueses na época do Brasil colônia, que a princípio se chamava Joanina em homenagem ao santo católico São João e chegando ao Brasil foi modificada para Junina com a intenção de homenagear os santos São João, Santo Antônio e São Pedro que tem seus dias comemorados no mês de junho.

Há também a crença que São João permanece dormindo durante o dia do seu aniversário, por isso acendem fogueira durante a noite, soltam fogos de artifício para que o santo seja despertado e, vendo o clarão feito em sua honra, desça do céu a fim de festejar com os seus devotos.

Aproveitamos também para conhecer as comidas dessa festa que adoramos. Em parceria com o restaurante DCF foram oferecidas algumas comidas típicas juninas. Pipoca, canjica milho, bolo de fubá e bolo de milho são os preferidos da garotada.

Músicas não poderiam faltar para animar os alunos que cantaram e dançaram ao som dos tradicionais ritmos brasileiros como o forró, baião, xote, samba de coco e as cantigas características dessa festa.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, por isso, assim como a festa, o caráter folclórico das festas juninas são lembrados e comemorados no Colégio Santo Agostinho para que haja a valorização dessa cultura. Afinal, o aprendizado não termina quando a festa acaba.

Suzana Borges e Patrícia Biaggini

Professoras do Período Integral 1