Como conhecemos as coisas? O que são as palavras? Elas são mais reais do que as coisas que denominam, ou as coisas precedem a linguagem, que é uma criação humana feita por convenção? Qual é a importância das ideias e da linguagem para construir um conhecimento sobre a realidade?
Nessa última quinta-feira, alunas e alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho participaram de uma aula que abordava os problemas da filosofia da linguagem. Essa aula faz parte dos estudos sobre o período da Filosofia Medieval, mas especificamente sobre a “Querela dos Universais”, durante a Escolástica, um momento da História da Filosofia Ocidental profundamente marcado por aquelas questões, no contexto da relação entre fé e razão, eixo central do pensamento da alta e baixa Idade Média.
As dinâmicas de aprendizagem experimentadas pelos estudantes incluíram a percepção do silêncio, dos sons, da articulação da fala, da audição e também da visão, outro meio importante de recepção e emissão de significados; a reflexão sobre a relação entre palavra e ideia, bem como entre coisa e palavra; além disso, elas incluíram um momento da expressão escrita da linguagem em que cada estudante pôde trabalhar com signos e registros diversos do mundo da escrita (desenho, poesia, dissertação, etc).
Prof. Divino Barbosa Xavier do Amaral