Sabemos que a tensão vivida pelos estudantes na última série do Ensino Médio é frequente. Além de todas as atividades curriculares e as demandas inerentes à adolescência, chegou o momento de escolha de uma carreira. Qual a diferença entre “Formação” e “Profissão”? Qual curso escolher entre os vários ofertados pelas universidades e pelo mercado?
Pensando nessa questão e preocupado com formação integral, o Colégio Santo Agostinho ofertou aos alunos da Terceira Série a palestra com Mariana Ambrósio, que integra o Programa Orienta de Formação Profissional da Universidade Anhembi-Morumbi. Com ampla experiência e com um currículo diversificado, apesar de jovem, a palestrante trabalhou o tema “Autoconhecimento”, propiciando aos jovens a possibilidade de investigar realmente quais as prioridades que devem ser tomadas para esse momento tão importante da vida.
A palestra contou com a utilização de múltiplos recursos: vídeos motivacionais, dados estatísticos e mapeamento das inúmeras profissões e ocupações existentes no Brasil. Um dado alarmante levantou a curiosidade dos alunos: a ampla maioria – cerca de 80% dos que estão no mercado de trabalho – estão descontentes com o que fazem, o que evidentemente reforça a preocupação dos jovens do CSA em relação ao seu futuro.
A partir daí foi aplicada com os alunos uma enquete conhecida como “Técnica dos Seis Chapéus”. Elaborada por psicólogos, essa atividade propiciou fazer um mapeamento dos interesses mais subjetivos dos alunos em relação às suas escolhas (autoconhecimento), e confrontar com os diferentes perfis profissionais presentes, dentro de categorias já pré-estabelecidas.
Uma das conclusões mais relevantes dessa dinâmica é que – antes da escolha da profissão em si – o mais importante é propiciar ao estudante motivação e autoconhecimento para fazer a escolha correta. Esforço, seriedade, obstinação e oportunidade são outros ingredientes fundamentais nesse xadrez complexo que é a transição do jovem para a vida adulta.
Sem dúvida, a palestra sobre “Autoconhecimento”, se não trouxe uma resposta conclusiva – mesmo porque essa não era a intenção – favoreceu a possibilidade dos alunos refletirem que, antes das preocupações em relação à escolha da profissão, precisam conhecer mais e melhor de si mesmo.
Prof. Antônio Machado Veiga