A matemática nas coleções – Infantil 4

Figurinhas, tampinhas, latinhas de refrigerante, selos, botões etc. Lembra quando você colecionava tudo isso?
Os alunos do Infantil 4 ficaram envolvidos nessa nova proposta até o dia 22/06, quando encerramos o trabalho “Matemática das Coleções”.

Colecionar objetos possibilita a aprendizagem de diversos conceitos e procedimentos da matemática, como a contagem, o registro de números de mais de um algarismo, estimativas, comparações e operações simples.

O primeiro passo foi uma roda de conversa com os alunos, para falar sobre coleções e o que seria colecionado. Os alunos gostaram da ideia e muitos objetos foram sugeridos: tampinhas coloridas diversas, palitos, bolinhas, botões de roupa etc. Decidimos colecionar “botões de roupa” e, às 2ª feiras, os alunos contribuíam com nossa coleção.
Ao dispor de alguns botões demos início ao trabalho com a contagem, dos botões:
1) Quantos botões vocês acham que tem aqui?
2) Vamos anotar para depois comparar?
3) Quem sabe como escreve essa quantidade?
4) Vamos procurar esse número na tabela?

Nesse momento os alunos utilizaram todo o conhecimento que eles têm a respeito dos números e juntos pensaram sobre como é a escrita do numeral que representava a quantidade atingida na coleção.

Tudo é feito respeitando o raciocínio do aluno, pois é o momento de construção do conhecimento matemático.

Confiram as fotos do trabalho!

Karoline Paiva e Regiane Marabello
Tutoras do Infantil4