A Empresa:
A Astra S/A Indústria e Comércio, fundada em 1957, está entre as principais e mais premiadas indústrias do setor da construção civil. Foi considerada, por dois anos consecutivos, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil (revistas Exame e Você S/A). Também foi reconhecida, em 2007, como a empresa mais rentável do seu setor, segundo o jornal Gazeta Mercantil. Além disso, costuma receber inúmeros prêmios no seu segmento de atuação.
A Astra é coligada a três indústrias do mesmo ramo de atividade (Profax, Japi e Integral). Juntas, as quatro empresas formam um dos mais importantes grupos de fornecedores para o mercado da construção civil.
A Astra oferece produtos como assentos sanitários, banheiras de hidromassagem, esquadrias de alumínio, espelheiras e luminárias, acessórios para banheiro, utilidades domésticas, tanques, lavatórios, gabinete plástico, material hidráulico, armários de plástico e alumínio, calhas em PVC, sistemas de descarga e ainda uma linha completa de produtos para a construção civil, como sistema pex, piso radiante, formas para laje nervurada, cantoneiras, painéis, caixas elétricas, hidromassagem vertical, entre outros.
A Atividade Pedagógica:
Em Geografia, desde o ano passado, as turmas que compõem o 8º ano de 2015 estudam e analisam os processos produtivos que caracterizam a produção industrial da contemporaneidade. Além disso, neste ano, trabalharam o livro Quais as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da Globalização? da Editora Moderna, além da leitura as atividades desenvolvidas enriqueceram o estudo realizado.
Também foi objeto das discussões durante as aulas de História a 1ª e 2ª Revoluções Industriais dos séculos XVIII e XIX, bem como as transformações que tais “revoluções” geraram nas vidas daqueles que estão diretamente envolvidos com o cotidiano das fábricas – os operários. Por meio de textos historiográficos, documentos históricos, charges e ilustrações, foi possível conhecer os impactos que a industrialização provocou nas condições de vida dos trabalhadores.
Contemplando a relação passado/presente, os alunos elaboraram pesquisas sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, a exploração do trabalho infantil, a atuação dos jovens aprendizes e as implicações do projeto de lei referente à terceirização do trabalho no Brasil.
E no dia 26 de maio, tiveram a oportunidade de ter uma aula diferente, dentro da própria fábrica… a ASTRA oferece uma estrutura que permite a trajetória pela linha de produção e montagem, a visita à fábrica foi a forma mais concreta de proporcionar aos alunos a possibilidade de aplicar os conceitos abordados teoricamente e relacioná-los à experiência real, preenchendo de significados o que foi estudado durante as aulas.
Fátima Blasi e Maria Rita Vieira, professoras de Geografia e História
Astra S/A Indústria e Comércio – Jundiaí – SP – Brasil
astrasa@astra-sa.com.br