Ciências: diversão e conhecimento – 2º ano

Ao longo do ano fizemos diversos experimentos e atividades que proporcionaram aos alunos um intenso envolvimento nas aulas de Ciências, levando-os à compreensão e aprendizagem de diversos temas, os quais estão presentes em nosso cotidiano e serão aprofundados futuramente nas séries posteriores.

Em mais um momento de experimento, os alunos do 2ºano tiveram a oportunidade de observar, com a ajuda do professor Mário, a relação que diversos objetos e líquidos têm com o termo densidade.

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Seu estudo se faz importante porque nos auxilia na caracterização de uma substância. A princípio pode ser algo difícil para os alunos compreenderem, por este motivo, eles fizeram alguns experimentos, em que conseguiram observar e deduzir sobre a relação que a densidade tem em determinados espaços e objetos.

Foi colocada água em um grande recipiente de vidro para que os alunos pudessem ???????????????????????????????observar tudo o que iria acontecer. Em seguida, o professor Mario apresentou alguns objetos, tais como: plástico (de diversos tipos e formatos), madeira, lápis, maçã, rolha, alumínio, isopor, entre outros. Ao pegar um objeto os alunos foram levados a refletir sobre o que aconteceria após ser inserido no recipiente, e tinham que levantar hipóteses sobre a flutuação ou não deste objeto.

De forma real e vivenciada, os alunos compreenderam mais sobre a definição de densidade e conseguiram realizar as anotações sobre o que foi observado e elaborar suas conclusões sobre o experimento em questão. E conheceram o aparelho que mede a densidade, o densímetro.

Em outra ocasião puderam observar e refletir sobre os tipos de materiais que podem ouCiências   (42) não dissolver. A princípio tiveram que fazer previsões sobre os materiais que acreditavam que dissolveriam ou não; durante o experimento os alunos, em pequenos grupos, colocavam os materiais na água e observavam se dissolveriam ou não, e para finalizar registraram a conclusão dos conhecimentos adquiridos.

Para unir a ciência com a diversão fizemos geladinho, com o intuito de ilustrar melhor a passagem do estado líquido para o sólido. Os alunos curtiram muito este momento e depois degustaram um geladinho saboroso.

Cristiane Dorigon, Monica Abdou e Simone Del Pezzo
Tutoras 2ºano