Para observar e concluir sobre os diferentes estados da água, os alunos do 2º ano vivenciaram cada etapa destas transformações.
O professor Mario ilustrou de forma muito dinâmica como que as moléculas da água se juntam ou se separam dependendo do estado físico em que se encontram, utilizando o grupo de alunos como exemplo, juntando-os e separando-os. Os alunos adoraram ser “moléculas” por alguns momentos.
Em seguida, com ajuda de uma aparelhagem do laboratório de química, observaram as mudanças de estado físico da água: de sólido para líquido, de líquido para gasoso e por fim de gasoso para líquido (condensação). Cada etapa foi cuidadosamente preparada, elaborada e apreciada pelos alunos, que ficaram fascinados com todas as transformações.
No decorrer da aula foram propostos aos alunos questionamentos e desafios, a fim de participarem do processo por completo.
Em classe, a visita ao laboratório de química e as experiências que observaram foram registradas em um texto coletivo, acompanhado por desenhos criativos para ilustrar.
Por fim conseguiram concluir que a água possui três estados diferentes e que a mudança de estado da água ocorre devido à alteração da temperatura.
Cristiane Dorigon, Monica Abdou e Simone Pezzo
Tutoras do 2º ano