“Segundo alerta relatório das Nações Unidas, a escassez da água vai afetar diretamente a qualidade de vida. Atualmente já são 2 bilhões de pessoas enfrentando a falta de água, a previsão é que em 2025 este número dobre. Em cem anos o consumo de água cresceu 6 vezes, taxa duas vezes maior que o crescimento demográfico”. Dados como esses e muitos outros foram resultados da pesquisa realizada pelos alunos do 9º ano durante as aulas de matemática, utilizando os tablet’s.
Pesquisaram a quantidade de água doce disponível no planeta e os locais com escassez da mesma. Compararam o volume existente por regiões, constatando as dificuldades no abastecimento para o consumo nos diversos setores da sociedade. Analisaram as interferências do homem no desperdício da água e colheram dados que possibilitaram calcular o volume ideal para utilização de forma racional. Calcularam também a quantidade de água desperdiçada no mês: no momento em que se escova os dentes com a torneira aberta e quando se utiliza da “vassoura hidráulica” para a lavagem de calçadas. Uma atividade que além da pesquisa, envolveu a capacidade de raciocínio, a interpretação e a criatividade.
Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de refletir e discutir o tema, registrando suas conclusões, nas quais foi possível perceber o grau de conscientização adquirido por eles. É a Matemática contribuindo para a integração do aluno na sociedade em que vive.
Wilson Roberto Sales Paes, professor de Matemática