Visita à Creche Santa Rita

Ame e Faça o Bem

Às vésperas do Natal, o grupo da Pastoral fez sua habitual visita a uma Obra Social Agostiniana. Entretanto, desta vez a proposta foi outra, em vez de visitarmos a Creche Padre Mariano, como estamos acostumados, tivemos a oportunidade de conhecer a Creche Santa Rita de Cássia e o centro profissionalizante Dona Chantal, situados na região de São Matheus, onde conhecemos a estrutura das instituições e a realidade de cada uma delas.

A Creche Santa Rita de Cássia tenta mudar um pouco a dura realidade das crianças pobres, oferecendo-lhes uma estrutura segura e confortável em sua instituição.

Ao chegarmos lá nos deparamos com dois enormes prédios. O primeiro é o Centro de Educação Infantil que atende mais de quinhentas crianças de 0 a 6 anos de idade; no segundo encontramos o Núcleo Sócio Educativo, que mantém mais duzentas crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos.

Conhecemos o núcleo infantil, onde tivemos um agradável contato com as crianças e pudemos brincar, cantando cantigas de roda e realizando outras brincadeiras divertidas.

Após a “bagunça” com os pequenos, apreciamos no refeitório da creche uma deliciosa comidinha caseira, para mais tarde conhecermos a estrutura da instituição e entendermos seu funcionamento, rotinas e normas. Diariamente as crianças da creche se envolvem em atividades pedagógicas, artísticas, esportivas, recreativas e recebem orientação religiosa integral.

Ao completar sete anos, elas passam a freqüentar o Núcleo Sócio Educativo, onde recebem atividades dirigidas como: apoio escolar, aulas de informática e esportes, mas nunca deixando de lado o momento recreativo com brincadeiras e jogos. É imprescindível ressaltar a organização e carinho de cada um dos funcionários da creche dedicado às crianças.

Depois de conhecermos a Creche Santa Rita de Cássia, visitamos o centro profissionalizante Dona Chantal, que trabalha com mais de trezentos jovens entre 14 e 17 anos de idade, oferecendo cursos técnico-pofissionalizantes como: informática, manutenção de computadores, operador de telemarketing, eletrônica e mecânica de autos, todos com duração de um ano. Esses cursos visam preparar os jovens para o mercado de trabalho, dando-lhes a chance de sonhar com um futuro melhor.

A oportunidade que nós, alunos da Pastoral, tivemos ao visitar as Obras Sociais Agostinianas não tem preço. Entrar em contato com o dia-a-dia das crianças de São Matheus nos fez refletir, repensar nossas vidas e, a partir de agora, adotar o lema: Ame e Faça o Bem.

Gabriela Rampazo

João Quero

Renata Scarpelli