Eu nunca pensei que fosse conseguir entender todos aqueles conceitos macro-econômicos, na verdade, me sentia bem despreparada para participar da competição. Ao entrar na sala principal da BOVESPA, percebi que só ler a parte de economia do jornal não adiantaria muito, no nosso caso. Sem falar que a maioria dos colégios fez algum tipo de teste para selecionar os alunos, enquanto nós fomos sorteados. ‘Nós’ somos eu, a Anne, o Rodrigo, o Evandro e o Raphael. Eram trinta e cinco escolas, contando com a gente. Cada uma tinha uma mesa e um computador à disposição.
Na primeira etapa, foram aulas com 3 profissionais da Bolsa, que nos prepararam para a competição da tarde. Participamos de um verdadeiro curso sobre economia, dividido em três partes: a primeira, discutiu a importância de saber economizar e planejar; a segunda, abordou a economia em si; e a terceira, mostrou como aplicar corretamente, de acordo com a situação em que se encontra o mercado financeiro.
Logo em seguida, fizemos um prova de quinze questões sobre o que aprendemos (obviamente sem o auxílio do professor Fernando), a nota que tirássemos nessa prova indicaria nossa quantidade de dinheiro no início das aplicações (a terceira etapa). Nosso Colégio ficou em 9° lugar, começando assim com R$ 32.500,00.
Depois do almoço (financiado por eles, porque, convenhamos, dinheiro não deve ser problema), tivemos a parte prática da competição (terceira etapa), em que a torcida poderia nos assistir. Eram cinco rodadas, cada rodada teríamos dez minutos para ler sobre a ‘situação atual’(fictícia) da economia do país, analisar os gráficos, ler sobre o perfil das companhias, e ver assim em quais aplicar, sempre deixando no máximo 1% na poupança. Para isso, tivemos que utilizar muito do que tínhamos aprendido de manhã. Era uma correria! Nós começamos bem, chegando até a ser os primeiros colocados, mas na 3ª rodada aplicamos errado e caímos para o 27° lugar. Só que conseguimos nos recuperar na 4ª rodada. A quinta era a definitiva, o resultado dela indicaria os cinco colégios que passariam para a última fase. Foi muito assustador: nós tivemos um problema com a poupança e só conseguimos enviar as aplicações nos dois últimos segundos!
Eu estava realmente nervosa. Mas tudo acabou bem; pegamos o 2º lugar, logo depois do Colégio Machado de Assis. Acabamos classificados para a última parte, que será em Outubro.
Disso tudo, eu posso tirar algumas conclusões: que não é preciso fazer testes para determinar quem é ou não é capaz, que economia é um assunto muito interessante, mas que eu não trabalharia em um pregão!
Marília Pinheiro Rosa de Castro
Aluna da 2ª série A do Ensino Médio.
Veja as fotos no site: Desafio Bovespa (fotos 16 e 36 em Galeria de fotos > 2ª Eliminatória 30/05)
<< Voltar |