Nossos alunos trazem com frequência alguns questionamentos quanto às quedas, tombos e arranhões que sofrem ao brincar ou correr.
As perguntas mais frequentes são: O que pode passar no ferimento? Por que temos que colocar gelo quando batemos alguma parte do corpo?
Em vista de tantas curiosidades o professor de biologia e também coordenador Thiago, nos auxiliou dando uma aula para o grupo. De forma lúdica, utilizando uma espécie de maquete, exemplificou o que ocorre com a pele quando ela se rompe ou é arranhada, como se dá o processo de cicatrização e quanto tempo é necessário para esse processo nos indivíduos que apresentam a boa coagulação do sangue. Comentou também sobre as plaquetas e como uma pessoa com hemofilia tende a demorar mais neste processo de cicatrização.
Esse momento foi ricamente explorado e aproveitado pelos grupos do 2º ano B e C que puderam manusear a maquete, sanar suas curiosidades, aprender sobre os cuidados que devem ter com os ferimentos e conhecer um pouco sobre a hemofilia.
Cristiane Dorigon e Monica Abdou
Tutoras do 2º ano