Trabalhando com o gênero Marchinha de Carnaval – 2º ano

O 2º ano fez a festa do Carnaval ficar mais interessante, cheia de histórias e conhecimentos. Utilizamos as marchinhas de carnaval, um dos diversos gêneros explorados na Língua Portuguesa como instrumento de aprendizado.
A leitura e escuta das marchinhas populares de carnaval proporcionaram momentos de aprendizagem sobre nossa cultura, conhecimento de gostos de familiares referente ao carnaval, descoberta do refrão das músicas, história dos autores das marchinhas e muito mais.
A partir da investigação com os familiares para que estes cantassem uma marchinha conhecida, os alunos puderam compartilhar, ao chegar em sala de aula, diferentes canções e verificar o que cada um sabia sobre o carnaval.
Após esta etapa começaram a analisar cada parte de algumas marchinhas e desta forma conseguiram realizar um trabalho de exploração dos textos e investigação sobre a história do autor, com destaque especial para Chiquinha Gonzaga.
Esta atividade possibilitou aos nossos alunos ouvir, ler, escrever e cantar as marchinhas, coletar informações, respeitar os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o carnaval, participar de interações que envolvam a linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção e compreensão.
Como recordação foi criado um Livreto com as Marchinhas preferidas das turmas para oferecer às famílias.
O fechamento deste trabalho aconteceu por ocasião do Desfile de Carnaval. Os alunos fizeram uma apresentação cantando algumas Marchinhas do Livreto para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental após os ensaios com a professora de música Elisa.
Confiram as fotos …

Cristiane Dorigon, Monica Abdou e Simone Del Pezzo
Tutoras do 2º ano