Uma das notícias mais comentadas atualmente nos jornais e revistas é a preocupação com os reservatórios de água que abastecem o Brasil. O que gera mais atenção da população é o Reservatório da Cantareira, que atua hoje com 15,8% de sua capacidade; o fluxo de uso da água dos reservatórios está maior que a entrada, ou seja, os índices de chuva estão muito baixos.
Segundo Moacir Gadotti, “Nosso futuro comum depende de nossa capacidade de entender hoje a situação dramática na qual estamos devido à deterioração do meio ambiente. E isso passa por um processo de conscientização planetária.”(GADOTTI, Moacir, Ecopedagogia e educação para a sustentabilidade, p.10)
Diante da importância da água para a sobrevivência humana, nós do Período Integral apontamos a sustentabilidade para apoiar nosso projeto: “Economia de água, cultive esta ideia!”. As turmas atuaram de maneira organizada, porém realizando atividades diferenciadas de acordo com a faixa etária, na confecção do mural coletivo que está exposto na entrada do colégio, e na produção de informativos nos banheiros do colégio, alertando para a utilização consciente da água das torneiras e descargas. O projeto tem por objetivo conscientizar os alunos e toda comunidade envolvida a adquirir hábitos mais sustentáveis em seu dia-a-dia.
A ideia central foi recolher os saberes prévios dos alunos referentes à importância da economia da água. Após este momento, contamos com a participação deles para organizar as dicas em forma de frases e desenhos para o consumo consciente.
Façamos como os alunos do Período Integral! Entremos na onda da economia de água, buscando ideias e práticas por um planeta mais sustentável!
Aline, Karina, Karoline, Milena e Jade
Professoras do Período Integral