No tempo das especiarias – 4º ano

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz- moscada, açafrão e ervas aromáticas.

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa e não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.

No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, navegando pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.

Os alunos do 4º ano vivenciaram um momento de observação, onde puderam manusear e sentir o aroma de cada uma delas, percebendo e relacionando a diferença e a utilização de cada uma nos dias atuais.

Carla, Claudia e Myriam
Tutoras do 4º ano